O pulo do gato de David

interior pré-campanha

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 06/07/2017 às 10:48 | Atualizado em: 06/07/2017 às 13:31

O governador David Almeida (PSD) pode ter encontrado uma brecha para driblar o veto que recebeu de seu partido para a disputa ao Governo do Amazonas na possibilidade de eleição indireta, por seus pares da Assembleia Legislativa (ALE-AM).

Nos bastidores da política, David estaria se preparando para repetir um fato ocorrido há 13 anos, em uma situação de escolha indireta no parlamento municipal.

O radialista Ronaldo Tiradentes apresentou hoje, dia 6, um documento sobre troca de partido em cima da hora que liberou o então presidente da Câmara Municipal de Manaus Alberto Carijó para sair do PL, do prefeito à época Alfredo Nascimento, e se filiar ao PDT de Amazonino Mendes.

A jogada permitiu que Carijó se tornasse prefeito tampão em 2004, com a ida de Alfredo para o Ministério dos Transportes do governo Lula (PT) em março daquele ano.

O prefeito não conseguiu, assim, deixar no cargo o nome que preferia, o secretário de Finanças de então Aluísio Braga.

Carijó foi eleito indiretamente com as regras que ele mesmo tinha preparado enquanto presidente da Câmara.

O episódio foi mais um na história da política do Amazonas de acordos desfeitos de surpresa. Na eleição a prefeito de 2004, Amazonino acabou derrotado por Serafim Corrêa (PSB).

 

Foto: BNC