Omar, Braga e Marcelo estão entre os cabeças do Congresso, diz estudo

Publicado em: 09/06/2019 às 17:54 | Atualizado em: 09/06/2019 às 18:08
Os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), e o deputado federal Marcelo Ramos (PL) do Amazonas estão entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso.
É o que mostra o mais recente estudo Os cabeças do Congresso, elaborado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), publicado com exclusividade pelo jornal Correio Braziliense.
O levantamento leva em conta os primeiros quatro meses de mandato e lista 100 políticos, entre deputados e senadores, que se destacam como protagonistas no cotidiano do Legislativo, para além das câmeras de tevê ou de celulares, formulando, debatendo, negociando ou arbitrando conflitos.
Postos-chaves
Omar Aziz é o presidente do segundo mais importante colegiado do Senado, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Marcelo Ramos, deputado de primeiro mandato, preside a Comissão Especial da Reforma da Previdência.
Braga é titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no estudo do Diap está no grupo dos “negociadores”.
Centrão
Dos grupos revelados pelo estudo, o Centrão — que agrega políticos de PP, PSD, DEM, PRB, PL, PSC, Patri e Solidariedade — tem o maior número de parlamentares mais influentes (31).
“O Centrão reúne três condições que faz dele um ator fundamental no parlamento: é numericamente significativo, tem os quadros mais experientes e é o fiel da balança, pois decide para onde vai a política pública, se para o governo ou para a oposição”, diz Antônio Augusto de Queiroz, diretor de documentação do Diap.
Confira a lista dos mais influentes clicando aqui.
Fotos: Agência Senado e Câmara dos Deputados/ Divulgação