Pagamento de indenização no Amazonas põe Braga e Aziz em choque
Questões locais apresentadas pelo deputado Fausto Júnior gerou o conflito entre os parlamentares do Amazonas

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 29/06/2021 às 10:51 | Atualizado em: 29/06/2021 às 11:37
Os senadores do Amazonas Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) entraram em choque por questões locais.
Foi quando o depoente, deputado estadual Fausto Júnior (MDB-AM), tentou jogar culpa em Aziz por fazer pagamentos irregulares de indenizatórios. Esse foi um dos principais focos do relatório final de Fausto Júnior na CPI da saúde do Amazonas.
Aziz rebateu que suas contas, inclusive tais pagamentos, foram aprovados pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). Acrescentou que, inclusive, com o voto da genitora do deputado, Yara Lins, que foi presidente da corte de contas.
Fausto Júnior se referiu a um pagamento de R$ 50 milhões em 2011, portanto, no governo Aziz (2011-março 2014). O senador justificou que se tratava de dívida da gestão anterior, de Eduardo Braga (2003-2010), e que não foi responsável por nenhum pagamento, sobretudo porque não era ordenador de despesa.
Percebendo que o depoente se atrapalhou na questão, até pedindo para corrigir esse valor pago em 2011 para menos, Braga entrou em defesa do deputado do seu partido.
E fez isso tentando reposicionar os ataques ao governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).
Outros senadores interferiram na discussão. Por exemplo, o relator Renan Calheiros (MDB-AL) disse que a CPI estava perdendo tempo com um caso local, e de 2011.
Leia mais
Braga defende deputado do MDB, ataca governador e Aziz rebate
Foto: Agência Senado