Pauderney destaca papel de projeto pedagógico-cultural na zona leste
O secretário de Educação afirmou que vai multiplicar essa ação, porque na gestão do prefeito David Almeida, educação e cultura caminham juntas

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 05/08/2021 às 12:30 | Atualizado em: 05/08/2021 às 12:30
O secretário de Educação, Pauderney Avelino destaca papel de projeto pedagógico-cultural na zona leste. Ou seja, a Prefeitura de Manaus realizou ontem (4) a apresentação do projeto pedagógico cultural “Encontro com a Palavra”.
Essa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Conselho Municipal de Cultura (Concultura), da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
Desse modo, o evento ocorreu na escola municipal Roberto dos Santos Vieira, localizada no conjunto João Paulo II, Jorge Teixeira, zona Leste.
O projeto tem por objetivo reconhecer e promover a unidade de ensino como espaço de circulação e produção da diversidade cultural, contribuindo para a formação dos alunos e ampliando o repertório cultural da comunidade escolar.
O projeto Concultura contemplou as escolas municipais Roberto dos Santos Vieira, zona urbana; Kanata T-ykua e Dian Kelly, localizadas na zona ribeirinha. Cada unidade recebeu mil livros do Conselho Municipal de Cultura.

Doação de livros
De acordo com Pauderney Avelino, a iniciativa é bastante positiva para o ensino e aprendizagem dos alunos da rede municipal.
“Esse projeto é maravilhoso, porque a doação desses livros da Secretaria de Cultura para a Secretaria de Educação transformou livros abandonados em arte. Com a expressão das crianças, que já leem com desenvoltura”, pontuou Avelino.
O secretário afirmou que vai multiplicar essa ação, porque na gestão do prefeito David Almeida, educação e cultura caminham juntas.
O subsecretário de Gestão Educacional, professor Carlos Guedelha, também destacou a importância da leitura para os estudantes da rede municipal de ensino.
“Esse projeto é de suma importância, porque coloca as crianças em condições de leitura e produção de textos, aqui vimos crianças do 1°, 2° e 3° ano lendo com bastante qualidade, então isso significa que a escola está cumprindo o seu papel”, observou.
O poeta Tenório Telles, presidente do Concultura, informou que o conselho proporciona novas experiências pedagógicas.
Apresentações
Além disso, de modo lúdico e criativo, os alunos fizeram diversas apresentações com os livros que receberam.

Por exemplo, os estudantes do 1° e 2° ano contaram a história da lenda amazônica “Mapinguari”.
A turma do 3° ano “A” realizou uma apresentação por meio da poesia e releitura, e as crianças do 3° ano “B” realizaram a exposição de cartazes e recitação de poesias.
As turmas fundamentaram as apresentações no livro “Emma e as Estrelas das Águas”, da autora Alessandra Karla Leite.
Os estudantes do 4° ano “B” recitaram a poesia “Canção da Esperança”, de Tenório Telles, e os alunos do 5° ano “A” declamaram poesias.
Em suma, na ocasião, também houve a exposição de livros nas salas de aula.
Leia mais
Pauderney apura suspeita em compra de R$ 20 milhões feita por Arthur na Semed
Fotos: Alex Pazuello / Semcom