Empate na aprovaĂ§Ă£o e desaprovaĂ§Ă£o de governo Lula, diz pesquisa
AnĂ¡lise do desempenho do presidente Lula, mostrando mudanças na aprovaĂ§Ă£o, desaprovaĂ§Ă£o e percepções econĂ´micas.

Publicado em: 21/11/2023 Ă s 19:06 | Atualizado em: 21/11/2023 Ă s 19:06
Nesta terça-feira (21/11), a Carta Capital divulga pesquisa da Atlas Intel com a desaprovaĂ§Ă£o ao desempenho do presidente Lula (PT) atingindo 47,3%, enquanto a aprovaĂ§Ă£o Ă© de 49,6%.
Na rodada anterior, em outubro, 52% o aprovavam e 46% o desaprovavam. No que diz respeito Ă avaliaĂ§Ă£o do governo, observa-se que 42,7% consideram-no bom ou Ă³timo (em comparaĂ§Ă£o com os 45% anteriores), enquanto 45,1% o classificam como ruim ou pĂ©ssimo (contra 42% anteriormente). A gestĂ£o Ă© vista como regular por 10,7%, e 1,4% nĂ£o soube responder.
Entre as Ă¡reas do governo, as relações internacionais tĂªm a melhor avaliaĂ§Ă£o, com 47% de aprovaĂ§Ă£o Ă³tima, seguidas por direitos humanos e igualdade racial (44%) e reduĂ§Ă£o da pobreza e polĂticas sociais (42%).
Em contrapartida, 42% consideram pĂ©ssimo o desempenho nas Ă¡reas de responsabilidade fiscal e controle de gastos. Na justiça e combate Ă corrupĂ§Ă£o, assim como na segurança pĂºblica, o Ăndice de desaprovaĂ§Ă£o Ă© de 41%.
Leia mais
Lula e Simone Tebet sĂ£o polĂticos mais bem avaliados em pesquisa
Apesar dos nĂºmeros de desaprovaĂ§Ă£o ao governo, a expectativa em relaĂ§Ă£o Ă situaĂ§Ă£o econĂ´mica e ao mercado de trabalho nos prĂ³ximos seis meses Ă© predominantemente positiva.
Cerca de 54% acreditam que a situaĂ§Ă£o do Brasil melhorarĂ¡, 15% acreditam que ficarĂ¡ igual, e 31% afirmam que piorarĂ¡.
Em relaĂ§Ă£o ao emprego, 54% esperam melhoria, 15% acreditam que permanecerĂ¡ o mesmo, e 32% preveem uma piora. Quanto Ă situaĂ§Ă£o econĂ´mica familiar, 47% projetam melhoria, 28% preveem manutenĂ§Ă£o e 25% antecipam uma deterioraĂ§Ă£o.
O levantamento da Atlas Intel foi realizado com uma amostra de 5.211 respondentes por meio do Recrutamento Digital AleatĂ³rio, entre os dias 17 e 20 de novembro. A margem de erro Ă© de um ponto percentual, com um nĂvel de confiança de 95%.
Foto: reproduĂ§Ă£o