Pesquisa Ipen/G6 aponta eleitor do AM distanciado do deputado federal

Dos eleitores entrevistados, apenas 1,3% citaram espontaneamente um nome para a Câmara em 2026.

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 31/07/2025 às 06:00 | Atualizado em: 30/07/2025 às 20:03

Se em uma amostra de 1.500 eleitores consultados sobre o candidato preferido para deputado federal, e o melhor desempenho alcançado é de 1,3,% das intenções de voto, isso deve ser levado em conta —sobretudo para os que buscam reeleição — como um sinal de alerta.

Afinal, esse 1,3% não representaria nem 20 votos.

Pois é isso que aponta a pesquisa Ipen, encomendada pelo consórcio G6 de sites do Amazonas, divulgada neste dia 30 de julho, a 14 meses da eleição.

E esse desempenho pífio traz outro dado que reforça a noção de que o eleitor, pelo menos neste momento, está muito distante dos seus representantes do Amazonas na Câmara dos Deputados.

Convidado pelo Ipen a citar espontaneamente seu nome favorito para merecer o voto em 2026, simplesmente 86% dos 1.500 entrevistados, ou 1.290 deles, responderam que não sabem.

Cenário que é agravado por mais 2% dos eleitores que disseram que vão anular ou votar em branco.

Dessa forma, lá se vai um universo de 88% do eleitorado da capital Manaus e de 11 municípios que hoje está sem candidato para mandar ou manter em Brasília.

Leia mais

👀🔎 Os menos ruins

A empresa Ipen listou os 10 nomes mais lembrados hoje para deputado federal. Em 2027, esse será o tamanho da bancada federal do Amazonas:

Considerando que esses nomes sequer alcançaram o percentual da margem de erro, pode-se afirmar que todos estão tecnicamente empatados nesse levantamento inicial do Ipen.

📝 Outros citados

Nomes outrora de peso na política amazonense, como o presidente estadual do PL de Bolsonaro e ex-senador Alfredo Nascimento, não mereceu mais do que uma citação do eleitor.

Confira:

  • – Alessandra Campelo,
  • – Pauderney Avelino,
  • – Brena Dianná,
  • – Débora Menezes,
  • – Marcos Rotta, 
  • – Maria do Carmo e
  • – Wilker Barreto.

📊 Dados da pesquisa

O levantamento foi realizada entre os dias 25 e 28 de julho com 1.500 eleitores de Manaus e outros 11 municípios. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Imagens: Ipen