Pesquisa mostra que 74% reprovam ataques políticos na pandemia

Para 54% dos entrevistados, quem age assim é oportunista e desqualificado. A pesquisa também mostra a sociedade dividida sobre a abertura do comércio

Neuton Correa, da Redação do BNC AMAZONAS

Publicado em: 03/05/2020 às 11:52 | Atualizado em: 03/05/2020 às 16:21

Atualizada, às 16h21

Pesquisa da empresa Perspectiva, publicada neste fim de semana, revela alto grau de reprovação do manauara em relação ao comportamento de políticos que se envolvem em ataques durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Numa amostra de 800 entrevistas, 54% das pessoas responderam que esses políticos “são oportunistas e desqualificados”.

Vinte por cento dos entrevistados são ainda mais duro. Eles dizem que esses políticos “não respeitam a tragédia” pela qual a cidade passa.

Somando, as duas respostas mostram que 74% das pessoas reprovam os ataques políticos na pandemia.

Um universo de 12% respondeu que esse comportamento faz parte da política brasileira e 9% acham que “estão corretos e que é profissão deles”.

 

Sociedade dividida

Essa mesma pesquisa, assinada pelo publicitário Durango Duarte, também quis saber a opinião da sociedade sobre a abertura do comércio e das escolas, em maio.

As respostas mostram divergências de opiniões.

“Sim, mas com os cuidados que outros países estão tomando”, responderam 29% dos entrevistados.

“Sim, melhor salvar a renda e o emprego do que ter algumas mortes inevitáveis”, disseram 20% das pessoas.

Para 18% dos entrevistados, as atividades não podem voltar e que é preciso esperar ao menos mais um mês para poder voltar ao normal.

Dos 800 entrevistados, 17% acham que, enquanto houver 100% de ocupação nas unidades de saúde, não se pode voltar ao normal.

 

Mais mortes

A pesquisa também mostra o pessimismo dos moradores da capital amazonense em relação número de mortes para o mês de maio.

Ninguém acha que o número de óbitos será menor em relação a abril.

Apenas 3% responderam que será igual, 20% acham que morrerão mais de 60%, 27% acham que em maio morrerão mais de 80% e 30% acham que a quantidade de perdas será o dobro de mortes das ocorridas em abril.

 

Veja a pesquisa na íntegra

JOB 003 – PESQUISA DE OPINIÃO – COVID-19 – MANAUS PARTE 2

 

Foto: Reprodução