PF faz buscas na casa do presidente da CBF e bloqueia bens
Ação envolve também deputada federal em investigação sobre compra de votos em Roraima.

Da redação do BNC Amazonas
Publicado em: 30/07/2025 às 14:06 | Atualizado em: 30/07/2025 às 14:06
A Polícia Federal fez buscas na manhã desta quarta-feira (30) em endereços do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, durante a deflagração da operação Caixa Preta.
Além dele, os agentes tinha mandados de busca e apreensão contra a deputada federal Helena da Asatur (MDB-RR).
Dessa forma, a operação aconteceu endereços ligados aos dois, em Boa Vista e no Rio de Janeiro, incluindo a residência de Xaud e a sede da CBF.
De acordo com informação do ICL Notícias, a Justiça Eleitoral também determinou o bloqueio de R$ 10 milhões em bens dos investigados.
Assim, a operação tem como foco as eleições municipais de 2024 em Roraima, quando os investigados teriam participado de um esquema de distribuição de dinheiro em troca de apoio político.
Ainda segundo a publicação, as suspeitas recaem sobre os crimes de abuso de poder econômico, corrupção eleitoral e associação criminosa.
Nesse sentido, a operação foi batizada de “Caixa Preta” em referência à falta de transparência nas movimentações financeiras do grupo político.
Também é alvo da investigação o empresário Renildo Lima, marido de Helena e sócio majoritário da empresa de transporte terrestre Asatur, com atuação na rota entre Boa Vista e Manaus, pela BR-174.
Dessa maneira, Samir e Helena integram o mesmo grupo político do MDB em Roraima.
Leia mais no ICL Notícias.
Leia mais
Samir Xaud é eleito presidente da CBF em eleição com boicote de clubes
Foto: Rafael Ribeiro/CBF