MP-AM diz até onde participa do caso da pintura das pedras portuguesas

Entenda a posiĂ§Ă£o do MinistĂ©rio PĂºblico do Amazonas em relaĂ§Ă£o Ă  ciclovia na Ponta Negra.

Publicado em: 23/10/2023 Ă s 14:04 | Atualizado em: 23/10/2023 Ă s 14:04

O MinistĂ©rio PĂºblico do Amazonas (MP-AM), por meio da 63ª Promotoria de Justiça de Urbanismo, emitiu uma nota de esclarecimento relacionada Ă  recente situaĂ§Ă£o envolvendo a pintura da ciclovia nas pedras portuguesas do calçadĂ£o da Ponta Negra, em Manaus. O comunicado tem o intuito de detalhar o posicionamento do MP-AM sobre a questĂ£o e os fatos envolvidos.

No esclarecimento, o MP-AM informa que o problema teve origem em um acordo celebrado entre a Prefeitura Municipal de Manaus e o prĂ³prio MinistĂ©rio PĂºblico, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Este TAC estabeleceu que a ciclofaixa que estava sendo construĂ­da nas pedras portuguesas do calçadĂ£o da Ponta Negra, e que apresentava riscos tanto para ciclistas quanto para motoristas, fosse removida.

AlĂ©m disso, o acordo previa a construĂ§Ă£o de uma ciclovia na Avenida Coronel Teixeira, em conformidade com as normas da AssociaĂ§Ă£o Brasileira de Normas TĂ©cnicas (ABNT).

Leia mais

Prefeito de Manaus acusa casa de show por dano a ciclovia e quer reparaĂ§Ă£o

O comunicado ressalta, ainda, que o MP-AM nĂ£o se envolveu nos detalhes tĂ©cnicos do projeto, como a execuĂ§Ă£o ou a pintura da ciclovia, limitando-se Ă  fiscalizaĂ§Ă£o do cumprimento do acordo.

Entretanto, no Ăºltimo dia 22, foi observado que a pintura da ciclovia avançou sobre as pedras portuguesas do calçadĂ£o, o que gerou protestos, principalmente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

É importante destacar que o projeto da prefeitura deveria ter previsto uma soluĂ§Ă£o adequada para a ciclovia sobre o calçadĂ£o, incluindo consultas ao corpo tĂ©cnico da prefeitura e ao CAU.

Portanto, a decisĂ£o de realizar a pintura sobre as pedras portuguesas foi uma escolha discricionĂ¡ria do poder pĂºblico, sem concordĂ¢ncia ou anuĂªncia do MinistĂ©rio PĂºblico do Estado do Amazonas.

O MP-AM reforça seu compromisso de acompanhar de perto o desenrolar dessa questĂ£o, na expectativa de que o impasse seja resolvido o mais rapidamente possĂ­vel, de modo a concluir a ciclovia sem impactar negativamente o paisagismo do calçadĂ£o da Ponta Negra.

Nota de esclarecimento

O MinistĂ©rio PĂºblico do Amazonas, por meio da 63ª Promotoria de Justiça de Urbanismo, esclarece que os fatos relacionados Ă  recente situaĂ§Ă£o envolvendo a pintura da ciclovia nas pedras portuguesas do calçadĂ£o da Ponta Negra, a Prefeitura Municipal de Manaus, em acordo firmado com este MinistĂ©rio PĂºblico, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), posteriormente executado judicialmente, comprometeu-se a retirar a ciclofaixa que estava colocando em risco ciclistas e motoristas. O TAC estabelecia que uma ciclovia deveria ser construĂ­da na Avenida Coronel Teixeira, em conformidade com as normas estabelecidas pela ABNT.

Cabe esclarecer que o MinistĂ©rio PĂºblico nĂ£o se envolveu diretamente nos aspectos tĂ©cnicos do projeto, como a forma de execuĂ§Ă£o ou a pintura da ciclovia. A atuaĂ§Ă£o do MPAM se limitou Ă  fiscalizaĂ§Ă£o do cumprimento do acordo estabelecido. Entretanto, constatou-se, no Ăºltimo dia 22, que a pintura da ciclovia avançou sobre as pedras portuguesas do calçadĂ£o, o que, compreensivelmente, gerou protestos por parte do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

É importante salientar que o projeto da prefeitura deveria ter previsto uma soluĂ§Ă£o adequada para a ciclovia sobre o calçadĂ£o, inclusive levando em consideraĂ§Ă£o consulta ao seu corpo tĂ©cnico e ao CAU. Portanto, a decisĂ£o de realizar a pintura sobre as pedras portuguesas foi uma escolha discricionĂ¡ria do poder pĂºblico, nĂ£o havendo qualquer concordĂ¢ncia ou anuĂªncia do MinistĂ©rio PĂºblico do Estado do Amazonas.

Ressaltamos que estamos acompanhando de perto essa questĂ£o, acreditando que o imbrĂ³glio seja resolvido o mais breve possĂ­vel para que a ciclovia seja concluĂ­da sem, contudo, impactar no paisagismo do calçadĂ£o.

Foto: divulgaĂ§Ă£o