O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), deu ordem de serviço hoje (3) para a construção das três primeiras UBS (unidades básicas) das dez que anunciou para este ano. O objetivo, segundo ele, é ampliar a cobertura da atenção básica de saúde à população.
De acordo com a prefeitura, cada uma dessas UBS, de porte 4, têm capacidade para atender 1,2 mil pessoas diariamente. O investimento é de R$ 4,2 milhões, conforme o prefeito.
Com previsão de entrega da obra até dezembro, as três unidades são para a zona Norte, a segunda mais populosa, ao lado da Leste. Os bairros contemplados serão Lago Azul, incluindo o conjunto Viver Melhor, Novo Aleixo e Cidade de Deus.
De acordo com Almeida, o objetivo é manter Manaus como a cidade com a melhor cobertura básica de saúde nos índices do Previne Brasil.
UBS modelo
Trata-se de modelo do Ministério da Saúde que avalia o desempenho e a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários, para fins de financiamento das ações de saúde.
“Temos os recursos para construir dez unidades e já estamos dando a ordem de serviço em três, porque estamos buscando novos terrenos para construir as demais. Então, se com essa equipe que temos da Semsa (Secretaria de Saúde), com a estrutura que temos que é deficitária, nós já alcançamos o primeiro lugar em qualidade, quando nós estivermos com as nossas UBS de porte 4, todas elas instaladas, com os servidores aprovados no concurso público já atuando, vamos conseguir ampliar esse atendimento”, disse o prefeito.
De acordo com Almeida, investimentos como esses serão comuns em 2022, visto que o repasse do Ministério da Saúde para Manaus será maior, devido à classificação histórica no Previne Brasil.
“Vamos receber neste ano 98,5% do que Manaus tem direito. Quando nós assumimos, Manaus recebia um pouco mais de 50%. Em apenas um ano, nós praticamente dobramos e vamos receber muito próximo do teto máximo desses recursos”.
Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom