Um vídeo compartilhado em grupos de WhatsApp petistas, nesta quinta-feira, dia 31, deixou integrantes da sigla constrangidos.
Trata-se de uma gravação publicada pelo político ultra radical Jair Bolsonaro (PSC), em sua página no Facebook, no qual o prefeito amazonense do PT Clóvis Curubão, do Município de São Gabriel da Cachoeira, faz elogios ao presidenciável.
No vídeo, de um minuto e quarenta e oito segundos, Curubão diz, apontando para Bolsonaro:
“Queremos contar com pessoas assim, que querem a liberdade para o nosso povo. É isso que nós queremos: pessoas firmes e fortes, lutando pelo nosso desenvolvimento lá na Cabeça do Cachorro, em São Gabriel da Cachoeira”.
O prefeito petista também critica as ONGs que atuam nas terras indígenas e diz que o índio é capaz de trabalhar pelo progresso de seu povo.
“Não queremos a ONG, não queremos… Nós somos capazes de mostrar para o Brasil e pro mundo que nós somos capazes. Eu sou prefeito. Daqui a pouco vem um deputado, um deputado federal como indígena, mas queremos o nosso progresso para o nosso futuro para os povos indígenas”.
Detalhe é que, no trecho do vídeo publicado, Bolsonaro começa mostrando dúvida sobre a condição humana dos povos indígenas, ao dizer:
“Olha aqui, um exemplo claro: um índio, um ser humano igual a nós. Vocês estão vendo um aqui. Não podemos deixá-lo dentro de uma reserva indígena como se fosse um animal no zoológico”.
Mais adiante, o presidenciável fala, em tom de advertência que, por causa da “política errada” do Brasil, a reserva ianomâmi poderá ser transformada num país dentro do Brasil e cita o Estado de Roraima como exemplo do erro do Brasil.
“Roraima não consegue evoluir por causa das questões de reservas indígenas e questões ambientais”.
O vídeo encerra com Bolsonaro defendo sua ideia de abertura das reservas para a exploração com pagamento de royalties aos índios:
“A minha proposta é estabilizar essa garotada tendo oportunidade e as terras indígenas serem exploradas. O índio americano não tem royalties de cassino? Por que não ter royalties de minério? A área mais rica do mundo em tudo o que se possa imaginar”.
Prefeito rebelde
A vídeo de Curubão ao lado de Bolsonaro não é o primeiro ato dele a constranger os petistas amazonenses. Este ano, na eleição suplementar para governador, o prefeito rebelou-se ainda no primeiro turno da eleição contra a legenda ao apoiar o candidato Amazonino Mendes (PDT), mesmo o PT tendo lançado candidato próprio, o deputado José Ricardo.
VIDEO
Foto e vídeo: Reprodução/Facebook/Jair Bolsonaro