Prefeito afirma que Manaus não sofrerá terceira onda da covid

David Almeida diz que saúde básica atuante, vacinação avançando e população usando máscara e álcool em gel sustentam sua afirmação

Terceira onda Manaus

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 15/06/2021 às 15:17 | Atualizado em: 16/06/2021 às 09:11

Em entrevista à BBC, de Londres, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), disse hoje (15), que a capital não terá terceira onda da covid (coronavírus).

“Tivemos um mutirão de 34 horas vacinando, mais de 141 mil pessoas imunizadas, de 40 a 51 anos. Essa população corresponde a 91% das que vieram a óbito na segunda onda. Com isso, eu afirmo: vivemos um momento diferente em Manaus, nós já não vamos passar pela terceira onda, nos preparamos para isso”.

Almeida cita os pontos que embasam sua afirmação: saúde básica atuante, busca de controle de pacientes, avanço da vacinação e medidas sanitárias de prevenção.

Como resultado, segundo ele, “nossos índices de contaminação estão controlados” e não indicam terceira onda da covid.

Leia mais

Lima anuncia novo mutirão de vacinação contra a covid

Defesa da ZFM

Almeida disse ainda à BBC da importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) e seu polo industrial.

Segundo ele, trata-se de um parque industrial brasileiro na Amazônia que funciona como modelo de desenvolvimento econômico. Além disso, tem o papel de ser responsável pela preservação ambiental no Amazonas.

“Noventa e sete por cento de todo o território do Amazonas é preservado, os 4,5 milhões de amazonenses vivem em 3% da floresta. Somos exemplos de preservação ambiental e referência para o mundo. Com relação às queimadas, a ‘Amazônia’ é muito ampla, está em diversos estados, o que estamos falando é do estado do Amazonas, o Estado que mais preserva”.

De acordo com o prefeito, “o maior projeto de preservação ambiental do mundo chama-se Zona Franca de Manaus, porque, com a vinda da indústria, a economia ficou fincada na indústria, importação e exportação, isso fez com que as pessoas se voltassem para essa finalidade”.

Foto: Ruan Souza/Semcom