Prefeitura amplia vacinação de idosos com 70 a 74 anos em condições de saúde

O documento comprobatório deverá ser apresentado no posto de vacinação, juntamente com um documento de identidade original com foto e CPF.

Prefeito David Almeida amplia vacinação de idosos com 70 a 74 anos

Ednilson Maciel, da Redação do BNC AMAZONAS

Publicado em: 05/02/2021 às 08:12 | Atualizado em: 05/02/2021 às 09:34

A prefeitura de Manaus começa a vacinar nesta sexta-feira (5), os idosos com idade entre 70 e 74 anos em condições especiais de saúde. Com isso, o prefeito David Almeida antecipa em cinco dias o cronograma original da campanha de imunização contra a covid-19 para os idosos residentes na capital.

A ampliação da vacinação foi confirmada pelo prefeito e vai ocorrer nos seis postos de atendimento distribuídos pela cidade, onde já estão sendo vacinadas as pessoas com 75 anos e mais.

Poderão ser vacinados nesta etapa, apenas os que tiverem 70 anos completos ou mais e que atenderem a um dos critérios clínicos estabelecidos na nota técnica nº 02/2021 (FVS-AM).

Além disso, ser portador de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Insuficiência Renal Crônica, diabetes (com dependência de insulina), ter obesidade com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, ser transplantado ou imunossuprimido.

O documento comprobatório deverá ser apresentado no posto de vacinação, juntamente com um documento de identidade original com foto e CPF.

Atendimento

O atendimento dos idosos de 70 a 74 anos, com uma das condições de saúde exigidas para a vacinação nesta etapa, será feito em sistema de drive-thru e ponto fixo nos seguintes locais:

Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran/AM (Zona Norte); Estacionamento da Universidade Paulista (Unip) na zona Oeste; Clube do Trabalhador do Sesi (Zona Leste); Balneário do Sesc na zona Oeste; shopping Phelippe Daou, na zona Norte; e Centro Cultural dos Povos da Amazônia (bola da Suframa), na zona Sul.

Os pontos funcionam todos os dias, inclusive aos sábados e domingos, das 9h às 16h. Como a capacidade de atendimento foi ampliada nos postos de vacinação, não é mais necessário seguir o cronograma de dias vinculados aos meses de aniversário da pessoa idosa.

Fique atento

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, alerta que idosos com sintomas gripais, que tenham tido covid-19 há menos de 30 dias, ou que estejam com qualquer outra doença na fase aguda, não podem ser vacinados.

Aqueles que não forem vacinados agora serão atendidos quando estiverem em condições adequadas de saúde.

Leia mais

AM mandou para fora 506 pacientes com covid e retorno é de 32%

Foto:Valdo Leão/Semcom