Prefeitura começa a abastecer Manaus com vacinas contra o H1N1

Vacina H1N1 Manaus

Publicado em: 17/03/2019 Ă s 10:30 | Atualizado em: 17/03/2019 Ă s 10:32

A Prefeitura de Manaus começa a distribuir neste domingo, dia 17, as doses de vacina contra o vĂ­rus H1N1 para 183 salas de vacinaĂ§Ă£o.

A partir de quarta-feira, dia 20, começam a ser vacinados, contra a gripe que jĂ¡ matou 21 sĂ³ em Manaus, os grupos prioritĂ¡rios, preconizados pelo MinistĂ©rio da SaĂºde, que somam 455.083 pessoas na capital.

SĂ£o crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puĂ©rperas (atĂ© 45 dias apĂ³s o parto); trabalhadores de saĂºde; povos indĂ­genas; indivĂ­duos com 60 anos ou mais de idade; a populaĂ§Ă£o privada de liberdade; funcionĂ¡rios do sistema prisional; e professores da rede pĂºblica e privada.

 

Leia mais 

VacinaĂ§Ă£o geral contra a gripe da morte começa na quarta-feira

 

TambĂ©m integram os grupos a receberem a vacina pessoas portadoras de doenças crĂ´nicas nĂ£o transmissĂ­veis; portadoras de outras condições clĂ­nicas especiais como doença respiratĂ³ria crĂ´nica, doença cardĂ­aca crĂ´nica, doença renal crĂ´nica, doença hepĂ¡tica crĂ´nica, doença neurolĂ³gica crĂ´nica, diabetes, imunossupressĂ£o, obesos, transplantados e portadores de trissomias (SĂ­ndrome de Down, SĂ­ndrome de Edward, SĂ­ndrome de Patau, SĂ­ndrome de Warkany).

“A prevenĂ§Ă£o continua sendo um fator importante na campanha. A populaĂ§Ă£o deve colaborar na prevenĂ§Ă£o”, ressaltou o secretĂ¡rio municipal de SaĂºde (Semsa), Marcelo Magaldi.

Na manhĂ£ deste sĂ¡bado, 16, foram recebidas 480 mil doses e atĂ© hoje, chegam as demais que completam o lote de 1 milhĂ£o de vacinas, conforme assegurado pelo ministro da SaĂºde, Luiz Henrique Mandetta, ao prefeito Arthur VirgĂ­lio Neto (PSDB), durante encontro em BrasĂ­lia (DF),

 

O que precisa?

Para receber a dose da vacina, Ă© importante levar o CartĂ£o de VacinaĂ§Ă£o e um documento de identificaĂ§Ă£o. Pessoas com doenças crĂ´nicas ou com outras condições clĂ­nicas especiais deverĂ£o apresentar, tambĂ©m, prescriĂ§Ă£o mĂ©dica especificando o motivo da indicaĂ§Ă£o da vacina.

Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crĂ´nicas do SUS deverĂ£o se dirigir aos postos em que estĂ£o registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescriĂ§Ă£o mĂ©dica. Para os profissionais do pĂºblico-prioritĂ¡rio, basta apresentar o contracheque ou crachĂ¡.

 

*Com foto e informações da Semsa.Â