Futura mesa diretora da Câmara de Manaus que será eleita hoje

Mesa diretora CMM

Neuton Correa

Publicado em: 03/12/2018 às 07:41 | Atualizado em: 03/12/2018 às 07:41

Por Neuton Corrêa, da Redação

 

Sem sobressaltos, o vereador Joelson Silva (PSDB), líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus, será eleito nesta segunda-feira, dia 3, presidente do poder. E com ele, toda a mesa diretora até 2020.

Também está previamente combinada, e o resultado não deve mudar, a eleição de Hiram Nicolau (PSD) para primeiro vice-presidente; Fred Mota (PR), segundo vice-presidente; Professor Samuel (PHS), terceiro vice-presidente.

A Secretaria-Geral da Câmara ficará com o vereador Wallace Oliveira (Pode).

A vereadora Glória Carrate (PRP) será eleita primeira secretária; Reizo Castelo Branco (PTB), segundo secretário; e Jaildo dos Rodoviários (PCdoB), terceiro secretário.

Está combinado também que o vereador Isaac Tayah (PSDC) vai ser eleito ouvidor-geral da casa e que Everton Assis (DEM) será o corregedor.

A sessão que elegerá a futura mesa do poder começa às 9h30.

 

O que diz o rito

O rito prevê eleição para cada cargo, o que significa dizer que não haverá votação na chapa, embora exista acordo para elegê-la.

A “aclamação” de Joelson, caso seja confirmada, será um feito raro no parlamento, que tradicionalmente é casa de divergência.

Ele, porém, se articulou e conta com o apoio dos principais grupos que comandam o Legislativo municipal, além de ser o líder do prefeito Arthur Neto (PSDB).

 

Fotos: Divulgação/Câmara