Previsão do PIB de Roraima desmente declarações de Denarium

Governador disse que o estado tem o segundo maior crescimento de PIB do país, mas estudo mostra Roraima como o pior do Norte

Antônio Denarium entrevista à tv RORAIMA

Neuton Correa, da Redação do BNC AMAZONAS

Publicado em: 22/04/2022 às 19:31 | Atualizado em: 22/04/2022 às 19:31

O Estado de Roraima tem previsão de retração econômica em torno de –0,1% para o ano de 2022, estando em último lugar entre os estados da região Norte, segundo levantamento da Tendências Consultoria, publicada pela revista Exame.

A informação divulgada consultoria desmente declarações recentes do governador Antônio Denarium (PP) de que o estado está vivendo um período de recuperação.

Em um post no seu perfil pessoal de uma rede social, Denarium informou que Roraima acumula crescimento no PIB (Produto Interno Bruto), mas o conteúdo foi retirado do ar.

Na verdade, segundo o levantamento da Tendências, Roraima é o único estado nortista com previsão negativa do PIB para este ano.

Nesta semana, no último dia 20, o governador voltou a citar esses dados incorretos, durante entrevista ao programa Bom dia Amazônia, da TV Roraima, afiliada da Globo.

Ranking

Mas, no ranking da perspectiva de crescimento, o Pará tem uma previsão de 3% de crescimento para 2022. Entre os demais estados do Norte, seguem Rondônia (1,6%), Amapá (1,3%),  Acre (1%) e Amazonas (0,9%).

Ainda segundo a empresa de consultoria econômica, a produção agrícola e a extração mineral são as atividades que devem puxar esses crescimentos.

A valorização de commodities e o agronegócio são as molas para os estados produtores.