‘Quem votar em Lula em 2022 merece sofrer’, diz Bolsonaro
A declaraรงรฃo ocorreu durante conversa com apoiadores na saรญda do Palรกcio da Alvorada, onde o mandatรกrio repetiu crรญticas ao petista

Diamantino Junior
Publicado em: 19/04/2021 ร s 11:58 | Atualizado em: 19/04/2021 ร s 11:58
O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta segunda-feira (19), que quem votar no ex-presidente Luรญs Inรกcio Lula da Silva “merece sofrer”.
A declaraรงรฃo ocorreu durante conversa com apoiadores na saรญda do Palรกcio da Alvorada, onde o mandatรกrio repetiu crรญticas ao petista.
Apesar de dizer que nรฃo se importa com reeleiรงรฃo, o chefe do Executivo vem articulando e tentando garantir seu posto em 2022.
Ele comentou ainda sobre a decisรฃo do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter a anulaรงรฃo das decisรตes judiciais relacionadas a Lula na 13ยช Vara Federal de Curitiba.
Com o julgamento do Supremo, Lula fica livre para concorrer ร presidรชncia da Repรบblica em 2022.
“Foi 8 a 3 o placar lรก. Interprete como quiser. Agora, um povo que porventura vote num cara desse รฉ um povo que merece sofrer. Igual teve algumas prefeituras que no ano passado os caras deitaram e rolaram no lockdown e reelegeram o cara. Querem o quรช? Olha BH… Mais uma semana e o meu gordinho ia para o segundo turno lรก, hein?”, disse, se referindo ao deputado Bruno Engler (PRTB).
Bolsonaro observou ainda que deverรก escolher umย novo partido atรฉ o fim de abril, uma vez que o Alianรงa pelo Brasil nรฃo ficarรก pronto a tempo das eleiรงรตes.
“Para o Alianรงa รฉ muito pequena a chance. Jรก tรด atrasado, e nรฃo tem outro partido. Espero que este mรชs eu resolva”, disse. “Abril tรก bom. O duro foi quando me candidatei em fevereiro, marรงo nรฉ. Em cima da hora”, completou.
Ele tambรฉm falou sobre as indicaรงรตes para o Supremo em 2023 e ressaltou que nรฃo hรก como “dar um cavalo de pau” no paรญs.
“As eleiรงรตes do ano que vem, quem se eleger indica dois para o Supremo no primeiro trimestre de 2023. Entรฃo, se for um cara da minha linha, vai ter quatro que, nรฉ… muda as coisas. Alguns querem que dรช um cavalo de pau no Brasil, nรฃo dรก para dar um cavalo de pau no Brasil”, defendeu.
O presidente citou a PEC nยบ 35/2015, que ainda deve ser votadaย na Comissรฃo de Constituiรงรฃo, Justiรงa e Cidadania do Senado (CCJ).
A medida dispรตe que os prรณximos ministros da Corte poderรฃo ter mandatos limitado a 10 anos e ser escolhidos a partir de uma lista trรญplice. A autoria รฉ do senador Lasier Martins (Podemos-RS).
“Quem tรก lรก vai ficar atรฉ o 75 anos. Alguns querem mudar para 10 agora. O que eu vou indicar querem mudar para 10?”, reclamou.
Lockdown
Bolsonaro repetiu crรญticas ao lockdown, medida adotada por governadores e prefeitos em meio ร pandemia de covid-19 e disse que para resolver a questรฃo, teria que apelar para a ditadura, o que nรฃo farรก.
“Oย povรฃo vai aprendendo devagar, vai se interessando. Muita gente vรช o problema imediato ali para eu resolver. Sรณ se eu impusesse uma ditadura. A gente nรฃo vai fazer isso. Nรฃo tem cabimento. Nรฃo tem ditadura boa”, emendou.
A um apoiador que pediu ao presidente que enviasse um recado para o setor, Bolsonaro alegou que, em seu governo, a classe nรฃo tem tido problemas com รญndios e Movimento Sem Terra.
“Olhe o que aconteceu em dois anos do meu governo e governos anteriores: vocรช nรฃo tem problema, pelo que eu saiba, de MST invadindo terras de vocรชs, tรก ok? O motivo nรฃo vou falar aqui agora, que demora muito. Vocรชs nรฃo estรฃo com problema mais com รญndio. O Ibama estรก sendo mais racional com vocรชs”, apontou.
“A gente estรก fazendo tudo. Eu acho que ninguรฉm estรก com saudade do PT, nรฃo, nรฉ? Lembra do abril vermelho? Essa histรณria toda lรก? Como รฉ que a gente acaba com isso? Tirando dinheiro dos caras. Os caras pegavam dinheiro via ONG. Dinheiro pรบblico. Agora, levo porrada o tempo todo”, acrescentou.
Ele citou a Venezuela como exemplo de paรญs autoritรกrio e disparou novos comentรกrios ao PT.
“Pessoal, estuda aรญ. A Venezuela todo mundo sabe como estรก, nรฉ? Sรณ um milagre para voltar o que era antes. Um paรญs riquรญssimo. Vรช como estรก os outros paรญses da Amรฉrica do Sul. Quando comeรงa esses regimes autoritรกrios aรญ… Aquela polรญtica… Atรฉ tem uma passagem bรญblica, se nรฃo me engano, quando Jesus dividiu o pรฃo.
Depois ele deu uma desaparecidinha, nรฉ. Depois o povo foi atrรกs. Foi atrรกs de Jesus, para quรช? Para mais benefรญcios pessoais. Fizeram a ligaรงรฃo com o PT dando bolsa isso, bolsa aquilo. A Bรญblia, pelo que eu sei, eu sou cristรฃo, รฉ a caixa-ferramenta do cristรฃo, nรฃo รฉ isso?”
Sobre corrupรงรฃo no governo, o mandatรกrio reforรงou que “pode ser que aconteรงa”. “Em casa, alguรฉm ร s vezes faz a besteira. Se fizer, a gente corta o pescoรงo.”
Voto auditรกvel
O presidente voltou a falar em voto auditรกvel. “Eu tenho esperanรงa que em 2022… [ainda temos muitos problemas pela frente, nรฃo sรฃo fรกceis nรฃo] 22 com voto auditรกvel a gente consiga mudar realmente o Brasil”, declarou.
Leia mais no Correio Braziliense
Foto: Valter Camapanato/Agรชncia Brasil