Rede, de Luiz Castro, rompe com governo mirando eleições

Conforme nota que divulgou neste dia 21, hoje já não existem as condições que levaram os partidos a marchar juntos na campanha de 2018

Luiz Castro candidato a senador em 2022

Publicado em: 21/07/2020 às 16:48 | Atualizado em: 21/07/2020 às 16:48

O partido Rede Sustentabilidade, que no Amazonas tem como seu maior expoente o ex-deputado, ex-secretário de Educação e quase senador Luiz Castro, deixou a base do Governo do Estado.

Conforme nota que divulgou neste dia 21, hoje já não existem as condições que levaram os partidos a marchar juntos na campanha de 2018.

Logo no início da gestão de Wilson Lima, em 2019, com a derrota por uma vaga no Senado por poucos votos de diferença para Eduardo Braga (MDB), que lutava pela reeleição, Castro foi guindado a titular da Seduc.

Contudo, sua gestão não durou oito meses, pois nesse período acabou envolvido em denúncias. Estas, portanto, do Ministério Público de Contas (MPC), de suposto esquema de propina na dispensa de licitações para transporte. Bem como de merenda escolar. A partir disso, Castro pediu sua exoneração no final de agosto.

Desde então, segundo o diretório estadual do Rede, a relação com o governo deixou definitivamente de satisfazer os interesses do partido. Conforme afirma, uma pauta acordada ainda no início da gestão. No entanto, nunca foi cumprida na sua integridade.

Nova organização

Dessa maneira, a legenda afirma que vai se organizar de outra forma para as eleições municipais deste ano. Sem representação legislativa estadual e municipal, o Rede negocia nome para disputar a Prefeitura de Manaus. De início, escolheu o professor Luís Cláudio para a missão. Além disso, já definiu 22 filiados para brigar por vagas na câmara da capital.

Castro, portanto, está afastado das decisões tomadas até agora. Ele, que participa da executiva nacional do Rede, pediu para ficar fora das atividades no Amazonas. De acordo com ele, será por uns dois meses. 

Assim sendo, a decisão do Rede de se afastar do governo Wilson Lima foi tomada no último dia 13, conforme o porta-voz Gilberto Ribeiro.

De acordo com o que disse ao BNC Amazonas, uma nova reunião nos próximos dias vai definir os termos desse rompimento. 

Leia mais 

Confira a nota:

Rede Sustentabilidade informa sua saída do Governo Wilson Lima

A Rede Sustentabilidade baseou seu apoio à candidatura ao Governo do Estado do Amazonas em um termo de compromisso do então candidato Wilson Lima. Com ele fez campanha e apoiou um planejamento de seu governo, do qual inicialmente tomamos parte ativa.

Sabíamos, desde o princípio, que o Governo Wilson Lima não tinha base social popular e que sua vitória nas urnas foi resultado de uma soma de fatores mas, principalmente, do descrédito da população para com os políticos tradicionais e os velhos esquemas de manutenção no poder dos dispostos a compactuar com trocas de favores políticos e econômicos.

Inicialmente, o plano de governo incluía elementos importantes para romper com estes esquemas fisiologistas e vários secretários indicados para levar este plano adiante tinham compromisso sério, temático e de combate a estes esquemas, situação que foi se degradando ao longo dos meses.

Buscamos lembrar ao Governador estes compromissos. No entanto, assim que se viu ameaçado justamente pelos representantes dos que criaram e mantiveram estes esquemas, o Governador fez a escolha errada: entrou no jogo e decidiu governar em uma aliança com aqueles que ele se comprometeu a combater, na políticas e nas contas públicas. 

‘Falsas Promessas’

Entrando de cabeça nas disputas de espaço pelo poder local, esqueceu o que prometeu enfrentar na sua campanha e busca a qualquer custo conquistar a simpatia dos grupos oligárquicos do estado que apoiavam os governos anteriores. O governo de Wilson Lima afunda no fisiologismo para tentar manter uma governabilidade, tornando-se aquilo que ele foi eleito para combater.

A Rede Sustentabilidade não nutre compromisso outro que não seja com o povo amazonense, seu bem-estar e seu desenvolvimento sustentável. Entendemos que este governo se perdeu no caminho e não busca mais apresentar um programa e ações em favor dos trabalhadores, dos vc desvinculando do Governo Wilson Lima.

Beth Maciel e Gilberto Ribeiro – porta-vozes do Rede Sustentabilidade do Amazonas

Foto: Divulgação