Rotta entrega 30 ônibus, novos, mas ainda sem ar condicionado

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 17/03/2017 às 11:58 | Atualizado em: 17/03/2017 às 15:23
Na entrega de 30 de 300 ônibus zero quilômetro prometidos para o sistema de transporte coletivo de Manaus neste ano, nesta sexta, dia 17, a prefeitura ainda não cumpriu o anúncio feito pelo prefeito Arthur Neto (PSDB) de renovar a frota da capital com veículos dotados de ar condicionado.
Na entrega dos ônibus adquiridos pela empresa Via Verde, que tem a maior parte de suas linhas na zona Oeste, o prefeito em exercício Marcos Rotta (PMDB) justificou que eles são sem ar condicionado porque foram adquiridos antes do anúncio feito por Arthur de que era uma exigência a ser cumprida para a concessão do aumento da tarifa de R$ 3 para R$ 3,80 neste início de ano.
“Eles (os ônibus) são adaptados para dar acessibilidade para cadeirantes, possuem cinco portas para circular na Faixa Azul (exclusiva para ônibus) e consomem biodiesel. Eles não têm ar-condicionado porque foram adquiridos antes da determinação do prefeito”, disse.
Rotta afirmou ainda que, até o fim deste ano, os 300 ônibus novos estão incorporados ao sistema, mas não mencionou se as próximas remessas já trarão condicionador de ar. “No primeiro momento nós tínhamos a exigência de 200 ônibus novos, mas o prefeito Arthur subiu esse número para 300. Então, hoje estamos entregando 10% do planejado. Vamos estipular com as empresas um cronograma para, até o fim do ano, ter 300 ônibus novos circulando na cidade”.
A Via Verde informou ao BNC que não há, até agora, planejamento futuro sobre ônibus com o aparelho de ar. Segundo a empresa, a ideia é trocar 60 ônibus, que são de 2008 e 2009, de forma gradativa.
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) também não deu um prazo para a chegada dos ônibus climatizados. “Vamos estabelecer um cronograma para renovação da frota, pois depende da produção e da capacidade de entrega das fábricas”, informou assessor.
Foto: BNC/ Alex Pazuello/Semcom