Saída da Sony da ZFM impacta os empregos e a arrecadação do estado

Afirmação é dos candidatos a prefeito de Manaus, José Ricardo (PT) e Capitão Alberto Neto (Republicanos)

Ferreira Gabriel

Publicado em: 16/09/2020 às 20:29 | Atualizado em: 16/09/2020 às 20:29

Dois candidatos a prefeito de Manaus, confirmados em convenção de seus partidos, manifestaram preocupação com a saída da Sony de Manaus após 48 anos.

“É lamentável essa decisão. Sabemos que é no PIM (Polo Industrial de Manaus) que se sustenta a economia do nosso estado e a arrecadação pública. Portanto, toda vez que uma empresa fecha as portas também aumenta o desemprego e diminui a arrecadação pública”, disse o candidato José Ricardo, do PT-Amazonas.

De acordo com o deputado federal, o governo ameaça o tempo todo a Zona Franca de Manaus, com a retirada incentivos fiscais. Também é um dos responsáveis pela saída de mais uma empresa da cidade.

“Temos que lutar para fortalecer a ZFM e atrair mais empresas e não aceitar um governo que é contra a economia do Estado do Amazonas”, declarou o petista, que é candidato a prefeito de Manaus nas eleições 2020.

Sugestão de debate nacional

Manifestando preocupação com retirada da Sony do PIM, o deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM), outro candidato a prefeito de Manaus, apresentou uma indicação ao Ministério da Economia.

O parlamentar sugere que o governo promova um seminário nacional para discutir os efeitos da Zona Franca para a indústria nacional e demais aspectos socioeconômicos.

De acordo com o parlamentar, a viabilidade do polo de concentrados em Manaus já foi ameaçada com o decreto que reduziu de 8% para 4% a alíquota IPI, o que trouxe insegurança jurídica para a ZFM.

Esse e outros movimentos, atrelados à possibilidade da saída de empresas e de redução de investimentos na região, como é o caso da Sony Brasil, geram incertezas e abalam a competitividade do modelo.

“A garantia da manutenção dos incentivos é justamente o que permite a viabilização do polo industrial. Diante disso e da necessidade de juntar esforços para trazer empresas e investimentos para Manaus é que julgo ser de elevada importância comunicar ao Brasil, por meio de um seminário, para mostrar os efeitos da ZFM à indústria nacional e seus impactos socioeconômicos”, justifica Alberto Neto.

 

Foto: Reprodução

 

 

 

Leia mais

Sony fecha fábrica em Manaus após 48 anos