Salles busca financiamento de países ricos para formar milícia ambiental
Com o dinheiro de países ricos, o objetivo seria de combater o desmatamento na Amazônia, substituindo as Polícia Federal e órgãos de fiscalização

Ferreira Gabriel
Publicado em: 21/04/2021 às 08:22 | Atualizado em: 21/04/2021 às 08:22
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles busca financiamento de US$ 1 bilhão para formar o que ele chama de Força de Segurança Nacional. Com o dinheiro de países ricos, o objetivo seria de combater o desmatamento na Amazônia.
Desse modo, Salles apresentou em reuniões prévias à Cúpula do Clima, essa força como uma patrulha armada. Além disso, o ministro afirma que esta poderá substituir a ação da Polícia Federal, e dos órgãos como o Ibama e o ICMBio. Em suma, estiveram no encontro representantes dos Estados Unidos, bem como antigos financiadores europeus de ações ambientais no Brasil.
Entidades de acompanhamento das questões climáticas chamam a patrulha de milícia ambiental. As organizações foram consultadas sobre o projeto por representantes que estiveram na reunião.
Conforme consideram os representantes, Salles busca controlar e direcionar as ações de combate ao desmatamento. Portanto, isso seria feito com objetivos políticos e não de estado. Dessa forma, os interlocutores ligados aos países procurados pelo ministro deixam claro que não aprovam a ideia da patrulha.
Leia mais no Blog de Malu Gaspar em O Globo
Leia mais
Líder indígena chama Salles de “medíocre” e pede investigação contra o ministro
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil