Se reeleito, Bolsonaro quer mais ministros no STF
"Eu acho que o Supremo exerce um ativismo judicial que รฉ ruim para o Brasil todo", disse.

Ednilson Maciel
Publicado em: 08/10/2022 ร s 17:59 | Atualizado em: 08/10/2022 ร s 17:59
Caso reeleito, presidente Jair Bolsonaro (PL) quer discutir proposta de aumento no nรบmero de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Conforme publicaรงรฃo do jornal Estado de Minas, essa medida nรฃo seria inรฉdita no cenรกrio polรญtico.
Por exemplo, durante a ditadura militar (1964-1985), por meio do Ato Institucional nยบ 02 (AI-2), de 27 de outubro de 1965, a quantidade de ministros da Corte passou de 11 para 16, acrรฉscimo mantido pela Constituiรงรฃo de 24 de janeiro de 1967.
“Jรก chegou essa proposta para mim e eu falei que sรณ discuto depois das eleiรงรตes. Eu acho que o Supremo exerce um ativismo judicial que รฉ ruim para o Brasil todo”, disse o presidente em entrevista ร revista Veja. “O prรณprio Alexandre de Moraes instaura, ignora Ministรฉrio Pรบblico, ouve, investiga e condena. Nรณs temos aqui uma pessoa dentro do Supremo que tem todos os sintomas de um ditador. Eu fico imaginando o Alexandre de Moraes na minha cadeira. Como รฉ que estaria o Brasil hoje em dia?”
Sobretudo, durante o regime militar, a Corte nunca deixou de funcionar, mas o STF teve o seu poder de atuaรงรฃo enfraquecido.
“Apesar da pressรฃo constante dos militares sobre a Corte – inclusive na nomeaรงรฃo de novos ministros -, nรฃo era interessante ao regime chegar ao ponto de fechรก-lo, porque isso configuraria a ditadura na sua forma mais primitiva. Por isso, o Supremo permaneceu aberto, mas sob a extrema ingerรชncia dos militares”, mostra publicaรงรฃo no prรณprio site do STF.
Leia mais no Estado de Minas.
Leia mais
Ministro โterrivelmente evangรฉlicoโ breca processos contra Bolsonaro
Foto: Antรดnio Cruz/Agรชncia Brasil