STF quer esforço concentrado e presidente do TJ-AM anuncia mutirĂ£o carcerĂ¡rio

Publicado em: 12/01/2017 Ă s 15:52 | Atualizado em: 12/01/2017 Ă s 15:52

A ministra CĂ¡rmen LĂºcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pediu aos presidentes dos Tribunais de Justiça de todos Estados que informem atĂ© as 17h da prĂ³xima terça-feira, dia 17, a disponibilidade de juĂ­zes, auxiliares e servidores para trabalhar em um “esforço concentrado” nas execuções penais, para acelerar a anĂ¡lise dos processos.

ApĂ³s o encontro, que ocorreu em BrasĂ­lia nesta quinta-feira, dia 12, o presidente do TJ-AM, Flavio Pascarelli, comentou que começou a ser feito no Amazonas um mutirĂ£o carcerĂ¡rio a partir de hoje.”O mutirĂ£o Ă© uma situaĂ§Ă£o de emergĂªncia, de imediato, mas precisamos de soluções mais duradoras”,disse.

A reuniĂ£o teve cerca de cinco horas e contou com presidentes dos TJs de Estados de todo o Brasil, exceto Rio Grande do Sul e Mato Grosso. A ideia Ă© que por 90 dias uma equipe de cada tribunal esteja deslocada para isto.

O “esforço concentrado” nas execuções penais parte da constataĂ§Ă£o de que hĂ¡ uma quantidade enorme de presos aguardando julgamentos em todo o PaĂ­s, o que aumenta a massa carcerĂ¡ria.

Fonte:  AgĂªncia Estado

 

Foto: AgĂªncia Estado