Suframa conhece maior projeto industrial fora do distrito da ZFM
O projeto, apresentado pelo diretor da Agroindustrial Serra Verde, Felipe Castro, é o único aprovado com matéria-prima regional em Boa Vista (RR)

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 24/07/2025 às 12:49 | Atualizado em: 24/07/2025 às 12:49
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) conheceu neste dia 24 de julho o óleo vegetal refinado fabricado em Roraima.
O projeto, apresentado pelo diretor da Agroindustrial Serra Verde, Felipe Castro, é o único aprovado com matéria-prima regional em Boa Vista, a capital de Roraima, e representa o maior empreendimento industrial fora do distrito da ZFM.
Segundo Castro, o novo produto amplia o valor agregado à cadeia produtiva do estado.
“Já tínhamos o óleo degomado, de uso industrial. Agora temos o óleo refinado, pronto para o consumo, com embalagens (5 e 20 quilos) voltadas para restaurantes, hotéis e fazendas. Isso melhora a logística, reduz custos e aumenta a competitividade”.
A empresa também atua na exportação de farelo de soja para o Peru, por meio da rota fluvial via Tabatinga, em parceria logística com a Bertolini. Além disso, parte do óleo degomado é enviada ao Pará, onde é transformado em biodiesel pela empresa Atem.
O projeto industrial da Serra Verde recebeu um investimento adicional de R$ 30 milhões para a produção refinada.
Em 2023, a empresa faturou cerca de R$ 200 milhões, e espera ampliar essa receita com a nova linha, que já representa até 60% da margem de contribuição da companhia.
Leia mais
Prensa de extração de óleo de pracaxi fortalece bioeconomia amazônica
Potencial da ZFM
Durante a reunião, o superintendente da ZFM, Bosco Saraiva, destacou o potencial da região Norte para o comércio exterior e reafirmou o apoio da Suframa.
“Vocês têm aqui uma porta muito mais próxima para abrir para as exportações, e mais desburocratizada, porque o Itamaraty está presente em nossa estrutura de apoio”.
Foto: Ester Carvalho/Suframa