TCE-AM discute futuro da ZFM e bioeconomia com especialistas 

O evento trará diferentes pontos de vista sobre as questões econômicas que cercam a ZFM, além dos impactos ambientais causados por ela

Diamantino Junior

Publicado em: 28/08/2020 às 07:38 | Atualizado em: 28/08/2020 às 07:46

Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) promove, nesta sexta-feira (28), a webconferência “Zona Franca de Manaus: sustentabilidade e bioeconomia”.

Evento começa às 9h e conta com a participação de renomados estudiosos.

Os especialistas são de diferentes áreas do desenvolvimento sustentável.

O evento trará diferentes pontos de vista sobre a  ZFM.

Um deles é o impacto ambiental causado pelo modelo.

O Mário de Mello percebeu a necessidade de aumentar as discussões sobre o tema.

A motivação foi iminente votação da reforma tributária no Congresso Nacional.

A reforma impacta diretamente na existência da ZFM e nas formas de gerenciamento do modelo.

Leia mais

TCE-AM firma acordo com a Abin para cruzamento de dados

Mello destacou a importância que o evento tem para a população amazonense, além de mencionar a amplitude das discussões, tendo em vista a participação de especialistas em áreas distintas.

“Essa presidência se sente lisonjeada em promover esse importante evento, que contará com importantes nomes da área econômica, jurídica e ambiental”, disse o presidente.

A webconferência será transmitida pelas redes sociais (YouTube, Facebook e Instagram) do TCE, com tradução simultânea em inglês, espanhol e a interpretação em libras.

 

Palestrantes e debatedores

 

Mello abre o evento e depois o mediador Júlio Pinheiro faz breve explicação acerca das temáticas tratadas.

Para apresentar seus estudos e conhecimentos que se relacionam à ZFM, o TCE-AM convidou três especialistas de diferentes áreas.

A primeira palestra será dada pelo amazonense Mauro Campbell, ex-procurador geral do Ministério Público do Estado (MPE-AM), e atual ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O ministro abordará os aspectos tributários e ambientais que envolvem a ZFM, analisando o contexto histórico, suas mudanças, e a atual realidade ambiental e financeira vivida na cidade.

Participará também como debatedora Maritta Koch-Weser, ex-diretora para o Meio Ambiente/América Latina no Banco Mundial e presidente da ONG Earth3000. Maritta apresentará os fundamentos do crescimento econômico relacionados com a floresta.

Finalizando o ciclo de palestras, o advogado do Núcleo de Direitos Indígenas e diretor-executivo do Instituto Escolhas, Sérgio Leitão, falará sobre a bioeconomia economia na Amazônia e as razões pelas quais ela se encontra ainda pouco desenvolvida.

Após as apresentações, será feito um debate acerca das mesmas pelo senador da República pelo Amazonas, Eduardo Braga; com o presidente da Federação das Indústrias do Amazonas, Antônio Silva, e com o diretor-presidente do grupo Bemol, Denis Minev.

 

Foto: Divulgação