TCE-AM e ALE-AM, dois poderes em choque

Neuton Correa
Publicado em: 20/09/2017 ร s 05:00 | Atualizado em: 20/09/2017 ร s 06:01
Uma guerra fria se instaurou nos รบltimos dias entre deputados da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) e conselheiros do Tribunal de Cotas do Estado (ALE-AM).
Publicamente, os รขnimos ainda estรฃo contidos, mas, nos bastidores, os lances de hostilidades de ambas as partes jรก sรฃo percebidos.
A temperatura da troca de farpas se elevou nesta terรงa-feira, dia 19, com a formalizaรงรฃo da convocaรงรฃo do presidente do TCE-AM, Ari Moutinho, para prestar esclarecimentos aos deputados sobre o aumento de quase 10% pedido pelo conselheiro para os servidores da corte de contas.
O chamado, feito pelo deputado Josรฉ Ricardo (PT), pode passar sem dificuldade pelo plenรกrio, porque a base aliada do governador interino, e tambรฉm presidente da ALE-AM, David Almeida (PSD), jรก se mostra disposta a aprovar o requerimento.
No TCE-AM, porรฉm, a convocaรงรฃo รฉ tratada como retaliaรงรฃo do Legislativo ao TCE-AM, por causa da decisรฃo tomada pela corte, por unanimidade, no dia 30 de agosto, de impor limites aos gastos do Executivo, nessa reta final da gestรฃo David.
No TCE-AM, os conselheiros receberam recado de que a base do governador estaria preparando revide contra outro fato ocorrido no tribunal no dia 29 de agosto passado.
Trata-se do dia que David Almeida foi ao poder para falar com Ari Moutinho, mas nรฃo foi recebido no gabinete da presidรชncia.
Naquela ocasiรฃo, o presidente explicou que receberia primeiro o prefeito Arthur Neto (PSDB), que tambรฉm foi ao รณrgรฃo naquele dia, porque estava obedecendo ร agenda preestabelecida, sendo que o tucano chegou na hora enquanto David havia se antecipado em duas horas.
Alรฉm desses casos pontuais, hรก outro fato que de quando em vez vem ร tona. Os deputados, apesar de darem autonomia financeira ร corte, tratam o TCE-AM como รณrgรฃo auxiliar; os conselheiros de contas, porรฉm, consideram o tribunal uma instituiรงรฃo com estrutura prรณpria e independente.
Fotos-montagem: BNC