CidadĂ£o pode tirar dĂºvidas sobre o coronavĂrus por aplicativo
Uma tecnologia para o atendimento prĂ©-clĂnico remoto sem sair de casa.

Da RedaĂ§Ă£o do BNC AMAZONAS
Publicado em: 14/01/2021 Ă s 11:32 | Atualizado em: 14/01/2021 Ă s 11:32
O MinistĂ©rio da SaĂºde disponibiliza canais de atendimento para tirar dĂºvidas e informar do cidadĂ£o brasileiro sobre o que fazer em caso de sinais do coronavĂrus, sem sair de casa.
Com isso, ajuda a populaĂ§Ă£o a identificar os sintomas do coronavĂrus (covid-19) e evitar o deslocamento, sem necessidade, ao posto de saĂºde, o
Os canais de entrada aos serviços de saĂºde para tirar dĂºvidas sobre o coronavĂrus sĂ£o: o Serviço de ChatBot, o Serviço de Unidade de reconhecimento AudĂvel (URA), o Serviço de Atendimento prĂ©-clĂnico (SAPC) e o monitoramento remoto.
Esse Ă© o serviço Telesus, uma ferramenta para o enfretamento da COVID-19. Uma estratĂ©gia de serviço de atendimento prĂ©-clĂnico de saĂºde, que visa amplo esclarecimento da populaĂ§Ă£o sobre a doença e quando procurar atendimento presencial.
Destaca-se pelo papel de favorecer o isolamento domiciliar da populaĂ§Ă£o potencialmente contaminada ou do grupo de risco (que nĂ£o possua sinais de gravidade) e de evitar ao mĂ¡ximo o esgotamento dos serviços presenciais de saĂºde.
Aplicativo coronavĂrus
Primeiro, vocĂª precisa baixar o aplicativo coronavĂrus para o seu celular. Nele, alĂ©m de receber orientações sobre como se prevenir do coronavĂrus, vocĂª tambĂ©m responde um questionĂ¡rio simples sobre a sua condiĂ§Ă£o de saĂºde. De acordo com as suas respostas, aplicativo indica o melhor a fazer.
Outro canal de atendimento ao cidadĂ£o Ă© um canal exclusivo no WhatsApp para falar com a populaĂ§Ă£o. Basta enviar um oi no WhatsApp Web para ou no nĂºmero: (61) 9938 – 0031
Se, ao invĂ©s de ler, vocĂª preferir ouvir as orientações, basta pegar o celular ou telefone fixo e ligar gratuitamente para o nĂºmero 136. Dessa forma, a pessoa tira dĂºvidas sobre o coronavĂrus.
Monitoramento
Segundo o MinistĂ©rio da SaĂºde, apĂ³s ser orientado a realizar isolamento domiciliar, o cidadĂ£o serĂ¡ acompanhado pelo telefone em relaĂ§Ă£o ao seu estado de saĂºde. Se apresentar piora, a pessoa serĂ¡ orientada a procurar atendimento presencial no local certo.
A pessoa serĂ¡ acompanhada mesmo enquanto estiver internada e apĂ³s a alta hospitalar. Os cidadĂ£os poderĂ£o ainda receber uma ligaĂ§Ă£o mesmo que nĂ£o tenham acessado nenhum dos canais de atendimento.
Foto: ReproduĂ§Ă£o