O Ministério da Saúde disponibiliza canais de atendimento para tirar dúvidas e informar do cidadão brasileiro sobre o que fazer em caso de sinais do coronavírus, sem sair de casa.
Com isso, ajuda a população a identificar os sintomas do coronavírus (covid-19) e evitar o deslocamento, sem necessidade, ao posto de saúde, o
Os canais de entrada aos serviços de saúde para tirar dúvidas sobre o coronavírus são: o Serviço de ChatBot, o Serviço de Unidade de reconhecimento Audível (URA), o Serviço de Atendimento pré-clínico (SAPC) e o monitoramento remoto.
Esse é o serviço Telesus , uma ferramenta para o enfretamento da COVID-19. Uma estratégia de serviço de atendimento pré-clínico de saúde, que visa amplo esclarecimento da população sobre a doença e quando procurar atendimento presencial.
Destaca-se pelo papel de favorecer o isolamento domiciliar da população potencialmente contaminada ou do grupo de risco (que não possua sinais de gravidade) e de evitar ao máximo o esgotamento dos serviços presenciais de saúde.
Aplicativo coronavírus
Primeiro, você precisa baixar o aplicativo coronavírus para o seu celular. Nele, além de receber orientações sobre como se prevenir do coronavírus, você também responde um questionário simples sobre a sua condição de saúde. De acordo com as suas respostas, aplicativo indica o melhor a fazer.
Whatsapp
Outro canal de atendimento ao cidadão é um canal exclusivo no WhatsApp para falar com a população. Basta enviar um oi no WhatsApp Web para ou no número: (61) 9938 – 0031
Se, ao invés de ler, você preferir ouvir as orientações, basta pegar o celular ou telefone fixo e ligar gratuitamente para o número 136. Dessa forma, a pessoa tira dúvidas sobre o coronavírus.
Monitoramento
Segundo o Ministério da Saúde, após ser orientado a realizar isolamento domiciliar, o cidadão será acompanhado pelo telefone em relação ao seu estado de saúde. Se apresentar piora, a pessoa será orientada a procurar atendimento presencial no local certo.
A pessoa será acompanhada mesmo enquanto estiver internada e após a alta hospitalar. Os cidadãos poderão ainda receber uma ligação mesmo que não tenham acessado nenhum dos canais de atendimento.
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