Três deputados da Assembleia Legislativa (ALE-AM), por enquanto, já manifestaram intenção de virar prefeitos no Amazonas nesta eleição.
Começa pelo presidente, Roberto Cidade (União Brasil). Ele não só já manifestou publicamente que é pré-candidato a prefeito de Manaus, como já faz até corpo a corpo com os eleitores.
Ocupando recentemente o Governo do Estado, por cinco dias (8 a 12), Cidade aproveitou bem a oportunidade para expor sua figura à população. Ele diariamente realizou agenda oficial e sancionou 27 leis. Com a volta do governador Wilson Lima, o deputado continua sua pré-campanha. Ele é o terceiro nas pesquisas eleitorais, atrás do atual prefeito David Almeida (Avante) e do deputado federal Amom Mandel (Cidadania).
Igualmente, o deputado Wilker Barreto (Cidadania) lançou seu nome em redes sociais para disputar a Prefeitura de Manaus.
No interior do estado, quem confirmou intenção de virar prefeito de Itacoatiara é o deputado Cabo Maciel (PL). Ele disse ao BNC Amazonas e Parintins Amazonas, entretanto, que decide pré-candidatura até o próximo mês.
Maciel, portanto, pode vir a enfrentar o atual prefeito Mário Abrahim (Podemos), favorito à reeleição conforme as pesquisas eleitorais.
Leia mais
Suplentes de olho
Se tem quem esteja torcendo para que esses e outros deputados virem prefeitos são os seus suplentes na ALE-AM. Aliás, as suplentes.
Por exemplo, a vereadora Professora Jacqueline (União Brasil), de Manaus, está de olho na cadeira de Cidade.
Outra professora, Therezinha Ruiz, é a primeira suplente de Maciel no PL. A ex-deputada estadual não se reelegeu em 2022, mas foi chamada pelo governador Wilson Lima (União Brasil) para assumir um cargo na Secretaria de Educação (Seduc) em agosto do ano passado.
A empresária Varlene Gonçalves torce para que Barreto tenha sucesso em virar prefeito de Manaus. Seu partido, o Cidadania, também tem outro nome melhor colocado que o deputado estadual nas pesquisas: é Amom Mandel, deputado federal que, contudo, deve migrar para outra sigla se for disputar mesmo a eleição em Manaus.
Em suma, esta eleição pode repetir a de 2020 quanto ao plano dos deputados. Cidade aparece com melhores chances que Maciel e Barreto, conforme as pesquisas nesse período de pré-campanha.
Afinal, desde que disse que era pré-candidato, no final de outubro de 2023, o presidente da ALE já aparece com dois dígitos nas intenções de voto do eleitor nas pesquisas.
Em 2020, só Augusto Ferraz (União Brasil) deu espaço para o suplente. Ele se elegeu prefeito de Iranduba, onde agora disputa a reeleição. Sua cadeira foi ocupada por Nejmi Aziz.
*Colaboração.
Fotomontagem: BNC Amazonas