TSE manda recado para militares sobre eleições

Tribunal lembra que 'prazos para alterações no processo eleitoral já foram excedidos' e defende 'paz e segurança nas eleições'

tse calendario, eleicoes 2022

Mariane Veiga

Publicado em: 09/05/2022 às 11:46 | Atualizado em: 09/05/2022 às 20:51

Diante do avanço das especulações de militares do governo sobre a segurança do sistema eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou uma nota nesta segunda (9) para reforçar algumas questões importantes sobre as regras do jogo.

A primeira delas: a turma que ainda tenta lançar dúvida sobre o sistema deve saber que o prazo para questionar as regras atuais acabou e que, pela Constituição, cabe aos diferentes lados do jogo democrático aceitar o processo em vigor.

A segunda: o TSE vai responder aos questionamentos dos militares de Jair Bolsonaro (PL) por considerar que “todos os aprimoramentos são sempre bem-vindos”. Um documento será lançado nesta semana pelo tribunal.

Leia mais

Militares avaliam interpelar Barroso por acusar Forças Armadas 

A narrativa da área militar do governo, de que é ignorada pelo tribunal na discussão das regras de segurança e de formulação do processo eleitoral também não fica sem resposta da Corte, quando trata, na nota, do pleito dos militares para que as suas dúvidas sobre a urna eletrônica sejam divulgadas:

“Para o TSE não há, nem nunca houve, qualquer objeção a que documentos com sugestões sobre o processo eleitoral sejam colocados ao pleno conhecimento público. O diálogo republicano em igualdade de condições com todas entidades, sem preferências ou privilégios, tem norteado a agenda do presidente do TSE, ministro Edson Fachin, a qual nos últimos dias inteiramente esteve voltada ao encerramento do cadastramento eleitoral, ação esta que se revelou um sucesso histórico da Justiça Eleitoral”.

Leia mais na Veja.

Foto: Rosinei Coutinho/STF