Variante delta da covid chega com força ao Amazonas: seis casos
Nenhuma das pessoas confirmadas com a variante está internada e FVS-AM faz buscas. São quatro mulheres e duas vítimas são do interior

Ferreira Gabriel
Publicado em: 18/08/2021 às 19:19 | Atualizado em: 19/08/2021 às 04:54
A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), do Governo do Estado, confirmou que a variante delta do coronavírus (covid) entrou no Amazonas. E veio com força, com seis casos de pessoas contaminadas.
Conforme o órgão, nenhum desses contaminados está internado.
Tratam-se de seis casos confirmados, sendo quatro de pessoas residentes em Manaus (duas mulheres, de 40 e 41 anos, e dois homens, de 16 e 74 anos). Os demais são do município de Maués (duas mulheres, de 35 e 59 anos).
Os sintomas apresentados por esses infectados foram febre, dor no corpo, dor de garganta, tosse, coriza, lombalgia, mialgia e dor de cabeça.
As pessoas que testaram positivo relataram ter viajado aos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, podem ter tido contato com parentes que estiveram nesses dois últimos estados.
Conforme a FVS, dos seis, quatro já estavam vacinados com as duas doses contra a covid. Um tomou só a primeira e o outro nenhuma dose.
“Dos seis pacientes, cinco não possuem comorbidades [doenças preexistentes] e evoluíram para cura. Um dos pacientes tem asma e está sendo submetido a tratamento domiciliar”.
Isso foi o que afirmou a diretora em exercício da FVS, Tatyana Amorim. Com esse quadro, os contaminados não precisaram de internação hospitalar, segundo ela.
Leia mais
Variante delta se espalha rapidamente, mas Brasil de novo ignora alertas
Confirmação via Fiocruz
De acordo com a fundação, a confirmação da chegada da variante mais transmissível do vírus foi na noite de ontem (17). A constatação foi de laboratório da Fiocruz Amazonas sobre 400 amostras coletadas pelo estado de casos positivos do coronavírus.
Quadro da variante no país
De acordo com o Estadão, o até terça-feira (17), o Brasil registrava 1.051 casos da variante. Houve, portanto, alta de 84% em relação a 570 diagnósticos positivos à cepa divulgados em balanço na terça passada (10).
Ao todo, são 41 vítimas da Delta no país, número, por sua vez, é de 13% maior do que os 36 óbitos registrados até uma semana atrás.
Foram registrados casos no Rio de Janeiro (23), Alagoas (2), Ceará (16), Distrito Federal (87), Espírito Santo (7), Goiás (14), Maranhão (7), Mato Grosso (12), Minas Gerais (20), Pará (3), Paraná (56), Pernambuco (7), Rio Grande do Sul (119), Santa Catarina (38), São Paulo (231) e Tocantins (1).
Foto: Eduardo Prado/Secom