O primeiro voo da operação Raízes do Cedro, organizada pelo Governo Federal para resgatar brasileiros da zona de conflito no Líbano, decolou neste sábado (5) às 13h18 de Brasília.
A aeronave KC 30, da Força Aérea Brasileira, deixou o Aeroporto de Beirute com 229 brasileiros e três animais domésticos.
A chegada ao Brasil está prevista para este domingo, 6 de outubro, na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos. Antes, o avião faz parada técnica em Lisboa, Portugal.
“O primeiro voo de repatriação da operação Raízes do Cedro já decolou. A previsão é resgatar as pessoas que manifestaram interesse em retornar ao Brasil, com prioridade para idosos, mulheres, crianças, grávidas e pessoas com deficiência”, postou o presidente Lula da Silva em seu perfil no Instagram.
O presidente receberá os desembarcados neste domingo (6/10). A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira, tem previsão de pousar na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, por volta das 10h.
O horário está sujeito a alterações em função das condições de voo. Essa é a primeira chegada da operação Raízes do Cedro, que decolou na tarde deste sábado de Beirute trazendo 229 pessoas e três animais domésticos.
Leia mais
Cuidado
Dessa forma, na tripulação do KC-30, há uma equipe multidisciplinar com três médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos para garantir acolhimento e assistência.
“A equipe está realmente preparada para tratar qualquer que seja o problema de saúde que eles venham a apresentar durante o voo”, afirmou o major Lopes, médico.
Carinho
Comissária de voo, a suboficial Thaís Gusmão garante que todos os passageiros terão todo o acolhimento necessário para que se sintam abraçados pelo Brasil depois dos momentos de tensão que muitos enfrentaram.
“Nós estamos preparados para recebê-los com muito carinho e atenção, para que eles possam ser bem recebidos no nosso país”, afirmou. “Eu tenho certeza de que todos nós da tripulação temos muito orgulho em estar aqui”, completou.
Segurança
Conforme o tenente-coronel aviador Marcos Fassarella Olivieri, o voo se assemelha ao perfil dos 13 que foram feitos na Operação Voltando em Paz, realizada em 2023 para resgatar quase 1.600 brasileiros e mais de 50 animais domésticos das zonas de conflito em Israel, na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.
“Nos enche de orgulho participar de uma missão de tamanho vulto e importância, de trazer os nossos compatriotas de uma zona de guerra para um local seguro”, afirmou Olivieri.
*Com informação da Ag Gov/Ministério do Planalto
Foto: divulgação