Wilson espera reunir com bancada e Guedes para tratar do IPI de concentrados
Governador entende que o incentivo fiscal para segurar as indĂºstrias e os empregos no Amazonas deve ser de 8%

Publicado em: 24/01/2020 Ă s 17:22 | Atualizado em: 24/01/2020 Ă s 17:24
por Israel Conte, da redaĂ§Ă£o
O governador Wilson Lima (PSC) disse que estĂ¡ na expectativa de uma reuniĂ£o com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e a bancada federal do Amazonas para tratar da alĂquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) do setor de concentrados da Zona Franca de Manaus (ZFM).
“Ele [Paulo Guedes] estĂ¡ em Davos e assim que chegar, semana que vem, hĂ¡ uma expectativa para que a gente possa sentar juntamente com a bancada federal para entender como vai ficar a questĂ£o dos concentrados”, disse nesta sexta-feira, dia 24, durante evento de entrega de R$ 600 mil em equipamentos e veĂculos a instituições sociais.
Wilson entende que o incentivo fiscal para segurar as indĂºstrias e os empregos no Amazonas deve ser de 8%.
Leia maisÂ
Bolsonaro reafirma que IPI de concentrados cai devagar, até ser extinto
O presidente Jair Bolsonaro jĂ¡ sinalizou que o IPI dos concentrados da ZFM serĂ¡ de 8% em 2020, mas que cairĂ¡ para 4% atĂ© 2022. Para o governador, a medida tirarĂ¡ o emprego de mais 9 mil trabalhadores.
“O percentual de 8% dĂ¡ condições de competitividade Ă s empresas que estĂ£o aqui. Naturalmente que a gente queria 10%, mas 8% faz com que as empresas continuem aqui. E sobretudo, que os empregos de 9 mil pais de famĂlia sejam mantidos”, destacou o governador.
Wilson tambĂ©m disse que Ă© necessĂ¡rio “haver sensibilidade do governo federal” em entender que a Zona Franca de Manaus Ă© um modelo de desenvolvimento regional.
“E hĂ¡ essa compensaĂ§Ă£o tributĂ¡ria por conta da nossa logĂstica. É diferente de SĂ£o Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais que estĂ£o do lado dos mercados consumidores”, concluiu.
Foto: BNC