O governador Wilson Lima (PSC) vai se encontrar nesta quinta-feira (5) com Jake Sullivan, conselheiro de Segurança do governo Joe Biden (EUA). Ele chega hoje ao Brasil.
Sullivan ocupa um dos cargos mais estratégicos em Washington. Ele é responsável por aconselhar diretamente Biden em temas de segurança nacional.
Uma das prioridades do governo Biden, a luta contra mudanças climáticas foi elevada a tema discutido no Conselho de Segurança Nacional, do qual Sullivan é integrante.
A reunião será na Embaixada dos Estados Unidos, para onde Wilson viajou ontem para participar da posse do novo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira .
Dela também participarão mais quatro governadores de estados que compõem a Amazônia Legal, Jader Barbalho (PA), Cladson Cameli (AC), Mauro Mendes (MT) e Marcos Rocha (RO).
Eles irão discutir mudanças climáticas e questões da Amazônia, como desmatamento, mineração ilegal e direitos indígenas.
O detalhe desta reunião é que ela não terá a participação de representantes do governo federal brasileiro.
Sequência
Essa será a segunda reunião de representantes de Joe Biden com governadores do Brasil, onde esses assuntos custam caro ao presidente Jair Bolsonaro.
Na semana passada, o encontro foi com o grupo chamado de “Governadores pelo Clima”.
Esse fórum reuniu Reinaldo Azambuja (MS), Renato Casagrande (ES), João Doria (SP), Flávio Dino (MA), Wellington Dias (PI) e Helder Barbalho (PA).
Eles se encontraram com John Kerry, ex-senador norte-americano e atual enviado especial para o Clima do gabinete do presidente Joe Biden.
Expectativa
A vinda de Jake Sullivan ao Brasil é cercada de expectativa, porque ele também deve se reunir com o presidente Jair Bolsonaro.
Se isso vier a acontecer, será o primeiro contato direto do governo Joe Biden com o chefe de estado brasileiro, que fez campanha contra Biden no ano passado.
Bolsonaro apoiou Donald Trump publicamente.
Além disso, Bolsonaro e Biden pensam diferente sobre questões ambientais, assunto que tem provocado desgaste muito grande, internacionalmente, à imagem do presidente do Brasil.
Foto: Divulgação