Durante a solenidade de posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o governador Wilson Lima e o prefeito de Manaus, David Almeida, protagonizaram um encontro republicano e até amistoso.
Ambos se cumprimentaram, trocaram palavras e até sorrisos, em duas ocasiões.
A primeira na composição da mesa. Almeida estava na extremidade esquerda, por onde todos tinham que passar para acessar seus assentos.
Esse foi o primeiro contato de prefeito e governador na cerimônia.
Depois, quando o governador foi chamado a se pronunciar, novo contato e cumprimentos. Tudo em um clima de paz e harmonia.
Além do prefeito, pré-candidato à reeleição, também estiveram presentes outros dois pré-candidatos: o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa (ALE-AM), Roberto Cidade, e o deputado federal Amom Mandel.
O governador e o prefeito vinham evitando se encontrar. A relação política entre eles azedou quando Lima decidiu que o seu candidato nesta eleição é Cidade.
Dessa forma, teria rompido acordo de 2022 com o prefeito, que indicou o atual vice do governador. A contrapartida seria agora, na reeleição de Almeida.
Lima já disse que o acordo por investimento na capital continua de pé. Almeida, de sua parte, afirmou que é só o que quer. “O governador não me deve nada”, afirmou anteriormente.
A solenidade de posse aconteceu no auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, na avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona Centro-Sul.
Comando das eleições 2024
O desembargador João de Jesus Abdala Simões toma posse como presidente em substituição ao desembargador Jorge Manoel Lopes Lins. Já o desembargador Airton Luís Corrêa Gentil assume a vice-presidência e a corregedoria eleitoral no lugar da desembargadora Carla Maria Santos dos Reis.
O mandato temporário da dupla, ambos eleitos por aclamação em eleição extraordinária em fevereiro deste ano, obedeceu a uma resolução do próprio TRE-AM, que estabeleceu, em decisão colegiada, uma nova data para a posse dos dirigentes da Corte, para que o período de gestão coincidisse com o exercício financeiro e com o ano civil. Em razão da mudança, as eleições dos novos dirigentes passarão a ocorrer no mês de setembro de cada ano.
Esta é a segunda vez que Simões vai comandar o TRE, cargo que já havia exercido no biênio 2018/2020.
Em coletiva, o presidente do TRE afirmou que em sua gestão combaterá as fake news com dureza e os servidores do TRE trabalharão com afinco para que cada denúncia seja imediatamente apurada.
O governador Wilson Lima, ao parabenizar a posse dos desembargadores, afirmou que a Justica Eleitoral tem um papel importante na manutenção do processo democrático e colocou a estrutura do Estado para contribuir com o processo eleitoral.
“Considerando toda a logística para o deslocamento do TRE aos municípios e a forte vazante que se aproxima, coloco toda a estrutura do Estado, a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), a Secretaria de Educação (Seduc), com suas escolas; e o Departamento de Trânsito (Detran), por exemplo, à disposição do TRE, para que as eleições aconteçam da melhor maneira”, disse.
A solenidade foi bastante concorrida e diversas autoridades de todos os poderes estaduais compareceram.
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell, e a ex-ministra Eliana Calmon, primeira mulher a ingressar no STJ, compareceram ao evento.
Foto: BNC Amazonas