Wilson Lima arranca de Bolsonaro promessa de tirar ZFM do corte de IPI

Os produtos com PPB fabricados na Zona Franca de Manaus ficarão de fora do corte de 25% do IPI, se comprometeram Bolsonaro e Paulo Guedes

decreto do IPI Wilson Lima arranca

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 09/03/2022 às 18:30 | Atualizado em: 09/03/2022 às 18:36

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), acaba de receber neste final de tarde de 9 de março a notícia do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), de que o governo vai rever o decreto do IPI, retirando os produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM).

“Após a reunião com o presidente Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, tivemos a garantia de que os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus, que têm seu PPB aprovados, não sofrerão essa redução de 25% do IPI, o que garante às empresas instaladas no industrial de Manaus a competitividade necessária para manter os empregos gerados no estado do Amazonas”, disse Lima à saída do Palácio do Planalto.

O decreto deverá ser republicado com essa alteração ainda neste mês.

Lima informou ainda que os técnicos da Sefaz-AM (Secretaria de Fazenda) e do Ministério da Economia já estão trabalhando para que a nova medida seja implementada. O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou da reunião.

O governador do Amazonas convidou o presidente Bolsonaro para que a assinatura desse novo decreto ocorra em Manaus.

Foto: divulgação/Facebook do governador