O governador Wilson Lima (União) vai lançar hoje (17), um programa que beneficiará 14 mil famílias que moram em comunidades rurais amazonenses.
O programa deverá ser chamado Guardões da Floresta e foi confeccionado para ser o maior projeto de pagamento por serviços ambientais do mundo.
Ele vai ser lançado durante a Reunião Anual da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas (GCF Task Force), em Manaus.
Além disso, Wilson também vai anunciar entregas de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU).
“Isso resolve um problema que é histórico, que é o problema de regularização fundiária. A CDRU é importante por ter a mesma função de título definitivo. Por exemplo, dá direito de a pessoa ir ao banco para conseguir financiamento. Essa concessão é por tempo indeterminado, aí a família vai passando de família para família”, afirmou o governador.
Hoje temos o principal dia do GCF onde vamos lançar o programa Guardiões da Floresta, que é o maior projeto de pagamento por serviços ambientais do mundo. Vai beneficiar 14 mil famílias, em 28 comunidades.
Além disso, Wilson Lima disse que a CDRU é um direto de uso da terra em Reserva de Desenvolvimento Sustentável.
Ou seja, são áreas que moram famílias que exploram a pesca, madeira e outros produtos da natureza.
“Essa é uma luta histórica e resolve um dos gargalhos relacionados a regularização fundiária”, destacou.
Leia mais
Discurso
Nesta quinta-feira, o governador do Amazonas discursa no evento, e, na ocasião vai mostrar um vídeo, no qual cobra o empresário Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon.
“Jeff Bezos usa o nome Amazônia e não paga um real pra gente. Vai ser mais ou menos assim: ‘se suas fábricas pararem vai parar muita coisa no mundo, mas se minhas árvores pararem de trabalhar o planeta vai aquecer”, disse Wilson Lima.
Foto: Bruno Zanardo/Secom