O governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou hoje (19) a rua Desembargador Anísio Jobim, localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste de Manaus, que dá acesso ao parque Encontro das Águas Rosa Almeida, em construção pela Prefeitura de Manaus.
O prefeito da capital, David Almeida (Avante), pré-candidato à reeleição, não participou do evento preparado pelo Governo do Estado.
Conforme o governador, essa via melhora o tráfego de veículos pesados e incentiva ao parque.
O recurso para recuperação da rua foi de emenda parlamentar de R$ 4,4 milhões do ex-deputado estadual e atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa.
Leia mais
“Essa via é importante para a atividade econômica e a gente já pavimenta, literalmente, o caminho para uma das mais importantes atrações turísticas da cidade de Manaus, que é o parque que está sendo construído pela prefeitura”.
Para Lima, o local é o melhor ponto de observação do encontro das águas dos rios Negro e Solimões, formando o rio Amazonas bem em frente à capital.
Conforme Serafim Corrêa, o projeto do parque foi idealizado em 2005, na sua gestão como prefeito.
“Essa obra representa muito para a cidade, para o desenvolvimento e para a sua economia. Em primeiro lugar, porque permite um acesso melhor, mais seguro aos inúmeros portos aqui da região. Em segundo lugar, porque ela abre a porta ao parque Encontro das Águas, projeto do Niemeyer e o lugar mais bonito de Manaus em termos de beleza natural”.
A via tem extensão total de 1,7 quilômetro.
Parque Encontro das Águas
O projeto original foi desenvolvido pelo arquiteto Oscar Niemeyer e contém um museu e um restaurante de 1,8 mil metros quadrados de área, que depois foi atualizado e ampliado, ganhando o conceito para parque urbano.
Atualmente, a obra já tem mais de 17,5 mil metros quadrados implantados e previsão de ficar pronta neste ano.
Conforme o Governo do Estado, a rua faz parte de investimento de R$ 820 milhões na infraestrutura de Manaus desde 2021.
O Rapidão Rodoanel Metropolitano, por exemplo, é citado como investimento que vai legar à capital o maior complexo viário, de 37 quilômetros
*Com informações da Secom.
Foto: Diego Peres/Secom