ZFM discute impactos da reforma tributária com setor produtivo

Encontro promovido pelo Governo do Amazonas trata de mudanças sobre IBS, substituto do ICMS

Mariane Veiga

Publicado em: 08/05/2025 às 19:59 | Atualizado em: 08/05/2025 às 20:04

O Comitê de Assuntos Tributários Estratégicos (Cate), do Governo do Amazonas, reuniu representantes da indústria e entidades de classe para debater o segundo projeto de regulamentação da reforma tributária (projeto 108/2024), que trata da criação do comitê gestor do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). O encontro foi neste dia 8 de maio, em Manaus.

O secretário da Fazenda (Sefaz), Alex del Giglio, disse que o diálogo é importante para proteger a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM) e garantir a sustentação fiscal do estado. 

Leia mais

Sefaz-AM debate nova fase da reforma tributária com entidades

Representantes do setor produtivo, como o Sinduscon (Sindicato da Construção Civil), Fieam e Cieam (Federação e Centro da Indústria do Amazonas) e CDL (clube de lojistas) Manaus, participaram do encontro, que reforçou a estratégia de atuação do estado frente às mudanças no sistema tributário nacional.

O coordenador do Cate, Nivaldo Mendonça, apresentou os principais pontos do projeto 108, sobretudo os que dizem respeito à indústria incentivada e as receitas próprias do Amazonas.

Foto: Secom