ZFM: Lula diz que Bolsonaro desrespeita o povo do Amazonas
"Bolsonaro lidera um governo que não constrói nada, só destrói", disse o ex-presidente da República
Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 29/04/2022 às 16:48 | Atualizado em: 29/04/2022 às 16:48
O ex-presidente Lula afirmou, nesta sexta-feira (29), que o presidente Bolsonaro desrespeitou mais uma vez o povo trabalhador amazonense com medidas que podem causar a perda de milhares de empregos no Amazonas.
Ele fez referência aos decretos do presidente que prejudicam o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).
Na noite desta quinta-feira (28), o governo zerou a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos concentrados de refrigerantes. Nesta sexta-feira (29), o governo também ampliou a redução do mesmo imposto de 25% para 35% deixando fora somente alguns produtos da ZFM.
As duas medidas são consideradas extremamente prejudiciais ao modelo que se encontra ameaçado.
Sobre o decreto dos concentrados, gigantes como Coca-Cola e Ambev tinham direito de gerar um crédito de 6%, percentual da alíquota anterior, nas transações comerciais com outros estados. Sem essa vantagem comparativas, as indústrias podem deixar o Amazonas.
“Bolsonaro lidera um governo que não constrói nada, só destrói. Que não se importa com o sofrimento das pessoas. Bolsonaro não ligou para o sofrimento de Manaus na pandemia e agora ele desrespeita mais uma vez o povo trabalhador de Manaus e do Amazonas com medidas que podem causar a perda de milhares de empregos e sofrimento para milhares de famílias”, criticou Lula.
O ex-presidente torce para que a situação no Estado seja resolvida. “Espero que ele não tenha sucesso nessa tarefa e que Manaus e o Amazonas voltem a viver tempos de prosperidade, geração de empregos e realização de sonhos, não o pesadelo que tem sido o governo Bolsonaro”, afirmou Lula.
Foto: Ricardo Stuckert, em 10/03/2021