Zonas populosas fazem diferença na vitória de David em Manaus

A diferença de 2,5% que deu a prefeitura da capital ao candidato do Avante foi conquistada com vitória nas duas regiões mais populosas, norte e leste. Confira como ficou a divisão do mapa de Manaus por votos dos candidatos

Gabriel Ferreira, da Redação*

Publicado em: 01/12/2020 às 12:00 | Atualizado em: 01/12/2020 às 12:31

David Almeida (Avante) e Amazonino Mendes (Podemos) dividiram meio a meio os votos das seis zonas territoriais de Manaus neste segundo turno. A diferença de 2,5% que deu a prefeitura da capital ao primeiro foi conquistada com vitória nas duas regiões mais populosas, norte e leste.

Conforme levantamento feito pelo BNC Amazonas sobre a apuração nas 13 zonas eleitorais, David ganhou nas seis dessas duas regiões. Elas respondem, portanto, por pouco mais da metade dos 1,33 milhão de eleitores da cidade.

Na zona norte, de 215,1 mil eleitores, David ganhou por 51,7% a 48,2%. Já na leste, a maior, com 302,2 mil votantes, a vitória foi mais folgada: 53,8% a 46,2% de Amazonino.

Além disso, o eleito ganhou na área sul, que tem duas grandes zonas eleitorais. Essa é a região de origem de David, onde viveu parte de sua vida no bairro Morro da Liberdade.

Nessa região, que abrange o centro histórico da capital e a área portuária, David teve maior dianteira sobre o adversário. Venceu por 55% a 45%.

Cidade dividida

Arte: Alex Fideles/ BNC Amazonas

Confira os votos por zonas:

Arte: Alex Fideles/ BNC Amazonas

Leia mais

David Almeida é o novo prefeito de Manaus desbancando Amazonino

Prefeito eleito, David define dois nomes para a equipe de transição

Segunda derrota seguida manda Amazonino de volta para aposentadoria

 

Amazonino melhor na centro-sul

Dessa maneira, restou a Amazonino o consolo de vencer em três zonas, dividindo a cidade com o oponente. Contudo, são as áreas de menor quantidade de eleitores.

Além disso, sua vitória só foi tranquila na centro-sul, onde obteve 54,2%, contra 45,8% de David.

Nas demais, oeste e centro-oeste, Amazonino saiu vencedor por menos de 1 ponto percentual (50,4% a 49,6% e 50,3% a 49,7%).

Portanto, venceu em cinco zonas eleitorais de Manaus, que somadas dão menos da metade do eleitorado.

 

*Colaborou Aguinaldo Rodrigues

 

 

Arte: Alex Fideles/BNC Amazonas