Anvisa divulga novas orientações para farmĂ¡cias e drogarias
As orientações objetivam minimizar os riscos de exposiĂ§Ă£o ao novo coronavĂrus (covid-19) para profissionais e aos clientes

Da RedaĂ§Ă£o do BNC AMAZONAS
Publicado em: 12/01/2021 Ă s 09:35 | Atualizado em: 12/01/2021 Ă s 09:40
A AgĂªncia Nacional de VigilĂ¢ncia SanitĂ¡ria (Anvisa) divulgou nova nota tĂ©cnica, com orientações para as equipes de profissionais que trabalham nas farmĂ¡cias e drogarias.
Essas orientações tambĂ©m sĂ£o dirigidas aos clientes, para que adotem princĂpios de prevenĂ§Ă£o e controle de infecções e distanciamento social enquanto durar a pandemia.
O objetivo Ă© minimizar esse pĂºblico aos riscos de exposiĂ§Ă£o ao novo coronavĂrus (covid-19).
De acordo com informações divulgadas pela AgĂªncia Brasil, as orientações da Anvisa, nessa segunda-feira (11), as farmĂ¡cias e drogarias sĂ£o estabelecimentos que realizam atividades essenciais durante a pandemia.
Por isso, Ă© fundamental que cumpram medidas relacionadas ao enfrentamento da disseminaĂ§Ă£o da covid-19.
Medidas
Conforme a nota da Anvisa, as farmĂ¡cias e drogarias, entre outras medidas, devem estabelecer barreiras, preferencialmente fĂsicas, entre funcionĂ¡rios e usuĂ¡rios, como tambĂ©m entre os prĂ³prios usuĂ¡rios.
Recomenda-se ainda que o distanciamento seja de no mĂnimo 1 metro entre elas; e limitar o nĂºmero de pessoas no interior do estabelecimento para evitar aglomeraĂ§Ă£o no balcĂ£o de atendimento ou nas Ă¡reas de pagamento.
UsuĂ¡rio e cliente
AlĂ©m disso, as orientações da Anvisa destacam que os estabelecimentos podem definir estratĂ©gias para diminuir o tempo que o usuĂ¡rio permanece na fila.
No documento consta as estratĂ©gias para controlar o fluxo da entrada de clientes no estabelecimento. Se as condições climĂ¡ticas permitirem, disponibilizar local externo para Ă¡rea de espera.
“As farmĂ¡cias e drogarias devem tambĂ©m disponibilizar insumos de proteĂ§Ă£o e prevenĂ§Ă£o, tais como: sabonete lĂquido, preparações alcoĂ³licas a 70% e equipamentos de proteĂ§Ă£o individual, para o atendimento seguro e adequado, estando estes em fĂ¡cil acesso e suficientes para os clientes e equipe”, orienta a Anvisa.
Foto: Marcelo Camargo/AgĂªncia Brasil – divulgaĂ§Ă£o