Após cassação pela ALE-SP, Arthur do Val perde direitos políticos por 8 anos

No dia 20 de abril, do Val renunciou ao seu cargo para tentar impedir que a cassação acontecesse. No entanto, isso não surtiu efeito

Arthur do Val pode deixar candidatura após chamar ucranianas de 'fáceis'

Publicado em: 18/05/2022 às 12:52 | Atualizado em: 18/05/2022 às 18:19

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) decidiu nesta terça-feira (17) pela cassação do mandato do agora ex-deputado estadual Arthur do Val (União-SP).

Com o placar de 73 votos a 0, os parlamentares entenderam que ele quebrou o decoro ao enviar mensagens com comentários sexistas sobre as mulheres ucranianas.

Com a decisão, do Val perde os seus direitos políticos por oito anos.

No dia 20 de abril, ele renunciou ao seu cargo para tentar impedir que a cassação acontecesse. No entanto, isso não surtiu efeito.

Conforme o Código de Ética e Decoro Parlamentar, o artigo 20 do Capítulo VI afirma que: “O processo disciplinar regulamentado neste Código não será interrompido pela renúncia do deputado ao seu mandato, nem serão por ela elididas as sanções eventualmente aplicáveis aos seus efeitos”.

Em 3 de maio, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alesp aprovou, por nove votos a um, a abertura do processo no Conselho de Ética, que, agora, determinou o encerramento do mandato.

Leia mais em Istoé.

Foto: Carol Jacob/Alesp