Após conversa, Lula decide manter Juscelino Filho ministro
A decisão foi tomada após reunião de Lula com o seu ministro na tarde de hoje

Publicado em: 06/03/2023 às 20:57 | Atualizado em: 06/03/2023 às 21:27
Após pressão de aliados, o presidente Lula da Silva (PT) decidiu manter o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (PSD-MA) no governo.
Conforme o Estadão, Juscelino foi para São Paulo com dinheiro do governo, mas cumpriu agenda que era predominantemente pessoal.
A decisão foi tomada após reunião de Lula com o seu ministro na tarde desta segunda-feira (6).
Apesar de ter poupado o auxiliar, aliados de Lula esperam que a partir de agora o Planalto aumente a cobrança sobre o União Brasil para que entregue no Congresso Nacional o apoio e os votos para avançar as propostas de interesse do governo.
Segundo aliados do mandatário, caso a sigla não corresponda as expectativas, haverá retaliação ao partido como um todo.
A manutenção do ministro no cargo ocorre por sua saída, em meio a denúncias de irregularidades envolvendo diárias recebidas pelo titular das Comunicações.
Além de minimizarem as denúncias, aliados de Lula citam ao menos dois principais motivos para manter o ministro no cargo: não se indispor com União Brasil; e abrir a porteira para saída de ministros e criar desgaste com pouco mais de dois meses de governo.
Alguns integrantes do União Brasil identificam nas denúncias fogo-amigo contra o ministro, mas o partido está fechado em apoio ao Juscelino.
A legenda, que também indicou nomes para duas outras pastas na Esplanada, não tem nome para substitui-lo e o tema sequer foi discutido entre o presidente e a cúpula do partido.
Lula sabe, dizem aliados, que não poderia trocar um ministro sem antes discutir com os dirigentes.
O entorno do chefe do Executivo diz que, apesar da decisão, Lula está muito irritado com o episódio.
Leia mais em Notícias ao Minuto.
Foto: José Cruz/Agência Brasil