Atual cenário anima ala mais radical do bolsonarismo com indulto

Indulto a Daniel Silveira mobiliza bolsonaristas no momento em que o atual presidente se aproxima de candidato petista

Mariane Veiga

Publicado em: 22/04/2022 às 13:15 | Atualizado em: 22/04/2022 às 13:24

Segundo o blog Maquiavel, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um importantíssimo aceno a sua base mais radical ao conceder indulto na quinta-feira, 21, ao parlamentar bolsonarista Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a oito anos e nove meses de prisão por ataques às instituições democráticas.

A decisão faz com que Bolsonaro dê uma boa animada em sua base mais fiel e ajuda a lhe dar tração em um momento positivo da sua campanha, uma vez que os apoiadores que simpatizam com Silveira são os mais mobilizados nas redes sociais e nas manifestações bolsonaristas de rua.

Por sua vez, o aceno que Bolsonaro faz a sua militância ocorre no momento em que o seu principal adversário, o ex-presidente Lula da Silva (PT) vive talvez o seu pior momento desde que escalou o topo das intenções de voto, em meados de 2021.

Nos últimos meses, a avaliação de Bolsonaro tem melhorado e isso tem se refletido na diminuição da desvantagem que tem em relação a Lula.

Embora o petista não tenha perdido muitos pontos, o presidente se aproxima apoiado pela saída do páreo do adversário que corria na mesma raia, o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), e pela eterna indefinição da chamada terceira via.

Segundo a pesquisa XP/Ipespe divulgada no dia 6 de abril, a diferença de Lula para Bolsonaro, que era de 20 pontos em janeiro deste ano (44% a 24%), havia caído para 14 (44% a 30%).

Leia mais na Veja.

Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil