Bolsonaro indica mais um para presidir Petrobrás

Indicação ocorre após desistência de Adriano Pires para o cargo

Publicado em: 06/04/2022 às 18:51 | Atualizado em: 06/04/2022 às 18:51

O governo de Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (6) a indicação de Jose Mauro Ferreira Coelho para presidir a Petrobrás.

Marcio Andrade Weber será indicado para presidir o Conselho de Administração da estatal. Ele já compõe o conselho.

Para terem efeito, as duas indicações precisam ser confirmadas pela assembleia geral ordinária da estatal. A próxima reunião do colegiado deve acontecer daqui a uma semana, em 13 de abril.

Os nomes foram escolhidos pelo governo depois que o economista Adriano Pires e o empresário Rodolfo Landim – indicados nas últimas semanas para presidir a Petrobras e o conselho de administração – informaram que não poderiam assumir os postos.

Na manhã desta quarta, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, havia dito ao blog da jornalista Ana Flor no g1 que as indicações seriam formalizadas antes do dia 13 de abril.

Com as recusas recentes de Pires e Landim, havia uma preocupação de que os nomes não chegassem aos membros da assembleia geral da Petrobras com a antecedência devida – o que poderia atrapalhar a apuração de eventuais conflitos de interesse dos indicados.

Ao todo, o governo federal indicará oito nomes para compor o Conselho de Administração da Petrobras, incluindo José Mauro Coelho. A União é controladora da estatal e, por isso, pode indicar o maior número de membros do conselho.

Leia mais no G1

Leia mais

Novo indicado à Petrobrás recusa convite e Lira rejeita assessor de Guedes 

Depois do presidente do Flamengo, Pires também desiste da Petrobrás 

Foto: Jefferson Rudy /Agência Senado- Arquivo