A audiência das transmissões ao vivo semanais do presidente Jair Bolsonaro (PL) cai desde o dia 9 de setembro, quando publicou a carta em que recua dos ataques aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Os dados são do monitoramento do jornal O Globo, que atribui a queda da popularidade digital a uma moderação no discurso do ex-capitão.
Segundo os dados, após o episódio de recuo, Bolsonaro tem encontrado dificuldades para somar 170 mil visualizações em seus vídeos.
Antes, todas as suas lives ultrapassavam facilmente 250 mil visualizações, chegando ao recorde de 1 milhão na transmissão em que ele aposta por mais de uma hora na radicalização do discurso e acusa, sem provas, o sistema eleitoral de ser fraudulento.
Desse modo, desde que deixou de lado a postura mais radical nas transmissões, o presidente viu seu engajamento nos perfis cair.
No ranking das publicações mais vistas, o segundo lugar é justamente a transmissão feita no dia do recuo aos ataques, com 459 mil visualizações.
A live também gerou mais reações, reunindo 10 mil comentários, positivos e negativos.
O monitoramento dos comentários também aponta para uma radicalização no discurso dos seguidores.
De acordo com os números, os termos usados por Bolsonaro nas transmissões ecoam nos comentários.
Os cinco termos mais usados pelos bolsonaristas durante as transmissões em 2021 foram: ‘Presidente’, ‘Bolsonaro’, ‘Deus’, ‘Brasil’ e ‘povo’.
Pouco mais adiante aparecem palavras como ‘Lula’, oitava mais usada, e ‘STF’, 11ª palavra mais mencionada, dando amplitude aos ataques proferidos por Bolsonaro durante o ano.
Ainda segundo o jornal, o termo Sergio Moro passou a ganhar mais destaque nos comentários durante as últimas transmissões, passando de uma média de 16 aparições para 240 menções.
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Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom