Cidade paulista vai ser a primeira do país a imunizar todos os moradores

Cidade vai participar de estudo inédito sobre os efeitos da Coronavac para bloquear pandemia

Publicado em: 11/02/2021 às 09:33 | Atualizado em: 11/02/2021 às 10:17

Primeira cidade do Brasil que deverá ter a população maior de 18 anos vacinada em massa contra o coronavírus (covid-19), Serrana, no interior de São Paulo, começa nesta quinta (11) a cadastrar os moradores.

A vacinação no município, que fica a 315 quilômetros de São Paulo, está prevista para começar em 17 de fevereiro e vai usar doses da Coronavac.

O anúncio elevou a procura por imóveis de pessoas interessadas em se mudar para a cidade com o objetivo de conseguir a vacina.

No entanto, justamente para evitar que isso aconteça, Serrana já havia sido mapeada por meio de um censo em parceria com o Instituto Butantan.

De acordo com o Butantan, o objetivo é imunizar 30 mil voluntários entre os 45.644 moradores.

Os lotes da vacina são exclusivos para o estudo e o uso deles não interfere na distribuição para as outras cidades, segundo o instituto.

“É importante que seja o máximo de pessoas possível e que sejam pessoas da cidade mesmo”, afirma a médica infectologista Natasha Ferreira.

Até quarta-feira (10), conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, Serrana tinha 2.401 casos de covid-19 e 57 mortes pela doença.

Leia mais no G1.

Foto: Reprodução/ EYE CHANNEL