De Moraes a Trump: ‘Soberania do Brasil jamais será negociada’
Ministro abriu sessão reafirmando a independência do Judiciário e a democracia brasileira
Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 02/09/2025 às 16:26 | Atualizado em: 02/09/2025 às 16:32
Na abertura do julgamento de Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez um discurso contundente em defesa da democracia.
Em tom firme, Moraes dirigiu-se diretamente ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao afirmar que “a soberania nacional não pode, não deve e jamais será vilipendiada, negociada ou extorquida”.
A declaração foi uma resposta às pressões externas atribuídas ao republicano, que teriam buscado influenciar autoridades brasileiras.
Segundo o ministro, a independência do Judiciário é um direito fundamental dos cidadãos e não está sujeita a barganhas.
“A história nos ensina que a impunidade, a omissão e a covardia não são opções para a pacificação”, ressaltou.
Ao reforçar a postura inabalável da Corte, Moraes concluiu que ao STF “jamais faltou ou faltará coragem para repudiar agressões contra a soberania nacional, a democracia, o Estado de Direito ou a independência do Judiciário”.
Leia mais
‘Brasil chega a 2025 com democracia forte’, diz Alexandre de Moraes
Saiba mais em Brasil 247.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
