Deputados presos e investigados não tomam posse nesta sexta

Publicado em: 31/01/2019 às 16:55 | Atualizado em: 31/01/2019 às 16:55

Deputados eleitos e investigados na Operação Furna da Onça não tomarão posse de seus mandatos, nesta sexta-feira (1º), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Segundo as informações da Agência Brasil e de outros sites, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) negou o pedido de três deles para que deixem a prisão e participem da cerimônia.

Presos desde novembro do ano passado, por decisão do TRF-2, os deputados estaduais eleitos Luiz Martins (PDT), Marcos Abraão (Avante) e Francisco Manoel de Carvalho (PSC), o Chiquinho da Mangueira (foto), não foram autorizados a sair para a cerimônia de posse. Eles são investigados na Operação Furna da Onça.

Ao negar a saída dos parlamentares eleitos, o juiz Gustavo Arruda de Macedo afirma que o pedido de autorização de saída temporária para tomar posse nas dependências da Alerj é “absolutamente incompatível com a prisão preventiva decretada, sobretudo como os motivos que a ensejaram diante do apontado risco de reiteração e à instrução criminal que decorreriam do próprio exercício do mandato parlamentar”.

Macedo substitui o relator do processo, desembargador Abel Gomes, que está de férias.

 

Foto: Assessoria parlamentar